BUSCAR
BUSCAR
Saúde
Falta de investimento obriga Núcleo para Tratamento da Obesidade Infantil do Varela Santiago a suspender atividades
O projeto que atendia crianças com obesidade no RN teve um baixo apoio dos órgão públicos desde sua fundação, segundo o diretor.
Redação
24/06/2022 | 18:41

A decisão foi tomada nesta sexta-feira 24, sem apoio do município, do estado e nem da união, o Dr. Paulo Henrique Xavier, diretor superintendente da instituição, comunica a suspensão do funcionamento do Núcleo para Tratamento da Obesidade Infantil do Varela Santiago.

Dr. Paulo explica que a boa estrutura física e o atendimento multidisciplinar tornaram o núcleo referência no país. As crianças eram vistas quinzenalmente, mas por falta de transporte dos municípios, que também corrobora para o argumento da falta de investimento, o atendimento passou a ser mensal.

O projeto original pretendia acolher as crianças de maneira completa, com assistência técnica, vale transporte e até cestas básicas, mas já começou de maneira deficitária quando as despesas começaram a ser bem maiores que o apoio dado pelos órgãos públicos.

Sobre os resultados do projeto, a Dra. Iluska comenta que o Núcleo já realizou oito mil consultas e 115 crianças atendidas. “Nos primeiros quatro meses de tratamento tivemos redução de peso em 92,5% dos pacientes e 87,5% deles diminuíram a gordura corpórea. A média de perda de peso foi de 450g por consulta, quase meio quilo. Em nenhum lugar do mundo a gente encontra números tão bonitos”, comemora.

“Infelizmente vai deixar uma parcela importante da população sem assistência e provavelmente essas crianças, sem um bom acompanhamento, evoluírem para problemas futuros e com certeza onerar ainda mais o sistema de saúde com problemas cardiovasculares, insuficiência renal, hipertensão, etc. Infelizmente os gestores não enxergam a importância de se tratar a obesidade ainda na infância”, finaliza.

Sede: Rua dos Caicós, 2305-D, Nossa Sra. de Nazaré. Natal/RN | CEP: 59060-700
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.