BUSCAR
BUSCAR
Chuvas

[VÍDEO] Faixa de areia é arrastada pela água em Ponta Negra; chuva derruba cerca de proteção do Morro do Careca

Procurada nesta quarta-feira 18, a Seinfra informou que os dissipadores estão funcionando normalmente
Redação
18/06/2025 | 09:57

Parte da areia da praia de Ponta Negra foi arrastada pela água da chuva nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira 18. Imagens do repórter fotográfico do AGORA RN José Aldenir mostram uma espécie de voçoroca que aconteceu perto do Morro do Careca. Com a intensidade das chuvas, parte da cerca de proteção instalada ao redor do morro também caiu.

Pelas imagens, é possível ver a formação de uma corrente levando a areia da praia.

Faixa de areia é arrastada pela água em Ponta Negra; chuva derruba cerca de proteção do Morro do Careca - Foto: José Aldenir/Agora RN
Faixa de areia é arrastada pela água em Ponta Negra; chuva derruba cerca de proteção do Morro do Careca - Foto: José Aldenir/Agora RN

Foi a segunda vez que ocorreu uma voçoroca em Ponta Negra após a obra de engorda. A outra vez foi em fevereiro. Esse fenômeno ocorre quando a água da chuva desce com muita pressão e sai arrastando a areia da praia em direção ao mar, desmanchando a engorda.

Areia de Ponta Negra coberta pela água - Foto: José Aldenir/Agora RN
Areia de Ponta Negra coberta pela água – Foto: José Aldenir/Agora RN

Na época da primeira voçoroca, o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, Thiago Mesquita, afirmou que o fenômeno foi consequência de uma escavação manual realizada na praia.

De acordo com o secretário, usuários da praia abriram indevidamente uma vala na faixa de areia para que a água acumulada escorresse para o mar, mas isso não é recomendável, segundo ele.

“Houve abertura de manual, por pessoas, de uma pequena vala, na boa intenção de escoar mais rápido a formação dos lagos. Isso acabou comprometendo a estrutura do local. A água desceu num volume muito grande e formou uma voçoroca”, afirmou Mesquita, em coletiva de imprensa no Palácio Felipe Camarão.

O problema foi corrigido no mesmo dia, após estiagem.

Alagamentos na praia

Além da voçoroca, a praia de Ponta Negra também voltou a alagar nesta quarta-feira. Nas primeiras horas da manhã, era possível observar que a água da chuva se acumulou ao longo da faixa de areia, dificultando a circulação de banhistas e comerciantes.

Sobre isso, a Secretaria de Infraestrutura afirmou que o fenômeno vai acontecer sempre que houver volumes grandes de chuva. A água da chuva fica empoçada na praia para que infiltre lentamente na areia.

De acordo com a prefeitura, isso era algo previsto na concepção do sistema de drenagem. Se isso não acontecesse, a água da chuva desceria com muita pressão praia a praia, provocando voçorocas de maneira generalizada.

NOTÍCIAS RELACIONADAS