BUSCAR
BUSCAR
Política

Ezequiel traça estratégias para fortalecimento político do PSDB em 2024 e 2026

Presidente estadual da sigla lidera movimento para expansão do partido, mirando prefeituras, legislativo e até o Senado nos próximos pleitos
Redação
14/05/2024 | 07:29

Comandando o segundo partido político com maior presença no Rio Grande do Norte, com diretórios municipais em 133 cidades potiguares, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o presidente estadual do PSDB e da Assembleia Legislativa do Estado, deputado estadual Ezequiel Ferreira, está totalmente focado em fortalecer a legenda para ampliar os espaços ocupados por esta nas próximas eleições.

Os planos para o pleito deste ano incluem conquistar 50 prefeituras municipais, dezenas de vice prefeituras e cerca de 250 vagas de vereadores em todo o RN. Para 2026, o foco é uma das duas cadeiras em aberto no Senado e uma, ou mais, das oito na Câmara Federal, bem como a ampliação e o fortalecimento da bancada na Assembleia, que hoje conta com dez parlamentares estaduais.

Presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB). Foto: José Aldenir/Agora RN.
Presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB). Foto: José Aldenir/Agora RN.

Sem ter fechado, por ora, decisão sobre o apoio eleitoral na disputa pela prefeitura da Capital – onde a tendência é apoiar o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil), queridinho da bancada tucana da Câmara de Natal -, Ezequiel tem participação ativa na pré-candidatura do presidente da Câmara de Mossoró, vereador Lawrence Amorim, anunciada nesta sexta-feira 10 durante o evento “Encontro com Tucanos Potiguares”, com a presença do presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo.

Na ocasião, Perillo participou de uma conversa reservada com Ezequiel, Lawrence e o deputado estadual Dr. Bernardo Amorim, e estimulou o presidente da Câmara de Mossoró, recém-rompido politicamente com o prefeito Allyson Bezerra (União Brasil), a concorrer a prefeito do segundo maior colégio eleitoral do Rio Grande do Norte, que tem hoje 190 mil eleitores. Para ele, a sigla tem capacidade mais que suficiente para aumentar sua musculatura no RN visando os dois próximos pleitos: 2024 e 2026.

“Sob a liderança do Ezequiel Ferreira, o PSDB se tornou o maior partido do RN e nós acreditamos que temos quadros importantes para disputar as eleições majoritárias e elegermos também deputados federais no Estado”, afirmou Perillo, deixando subentendida ainda a possibilidade de Ezequiel vir a disputar uma das duas cadeiras que estarão abertas no Senado daqui a dois anos.

Seguro como sempre, Ezequiel confirmou a intenção da legenda em disputar cargos majoritários nas eleições de 2026. “O PSDB vai sair dessa eleição pronto para estar no tabuleiro político da sucessão daqui a dois anos. Com esse desejo de fazer dos deputados federais e de participarmos, porque temos nomes qualificados para isso, de homens e mulheres, e participarmos da chapa majoritária no estado do Rio Grande do Norte”, afirmou.

Crescimento e fortalecimento contínuos

Segundo Ezequiel Ferreira, o PSDB passa por um processo contínuo de construção e fortalecimento, com foco em manter a legenda bem estruturada e ativa no Rio Grande do Norte. Ele completou destacando que, neste processo, a sigla tem por ordem ouvir e dar voz às suas bases.

“Teremos 50 nomes disputando as prefeituras em cidades importantes como Caicó, Guamaré, Areia Branca, Caraúnas e Ielmo Marinho, na região Metropolitana. Temos prefeitos muito bem avaliados que vão concorrer à reeleição em cidades como Parelhas, Pedra Grande, Serra Caiada, Campo Redondo, Cerro Corá, Caiçara do Norte e Carnaubais. Sem falar em dezenas de composições com outras siglas na condição de vice. Estamos organizados e vamos percorrer todas as regiões do Estado”.

Em nível municipal, o PSDB de Natal elegeu três vereadores em 2020 e, ao longo dos últimos meses, trouxe para o partido nomes novos: Aldo Clemente, Klaus Araújo, Anderson Lopes e Hermes Câmara, que integra a Federação Cidadania/PSDB e é o líder do atual prefeito, Álvaro Dias (Republicanos). Além do presidente da Câmara de Mossoró, o partido tem também o presidente da Câmara de Parnamirim (terceiro maior colégio eleitoral do RN), o vereador Wolney França.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
“Cabo e soldado estão presos”, diz Moraes, ironizando Eduardo Bolsonaro
Declarações fazem referência a frase dita pelo filho de Bolsonaro em 2018 para apontar fragilidade no funcionamento da Suprema Corte
22/05/2024 às 19:26
Justiça da Bahia marca audiência de julgamento de Wendel Lagartixa
Evento está agendado para julho, em Vitória da Conquista, na Bahia
22/05/2024 às 15:31
Leilão do Terminal Pesqueiro acontece em junho, afirma Fátima Bezerra
Terminal atenderá tanto à pesca oceânica de maior porte, quanto aos pescadores da comunidade
22/05/2024 às 14:50
Senado aprova PL de Styvenson Valentim que prevê castração química para presos por crimes sexuais
Projeto segue diretamente para análise na Câmara dos Deputados
22/05/2024 às 13:31
TSE rejeita cassação de Moro por unanimidade
PL e PT acionaram a Justiça alegando abuso de poder econômico
22/05/2024 às 08:07
Taveira demite indicados de Kátia e Carol Pires na Prefeitura de Parnamirim
Exoneração em massa ocorre no momento em que Kátia mantém sua pré-candidatura a prefeita, apesar de Taveira apoiar Salatiel de Souza
22/05/2024 às 08:00
Gonçalves bate o pé e não apoia Paulinho: “Defendo candidatura própria do PL”
Deputado federal do PL afirma que é contra o partido apoiar Paulinho, a quem vê como “deputado do centrão”
22/05/2024 às 07:32
Cassado, Dallagnol diz que “corruptos não têm mais medo” de punição
Ex-procurador da Lava Jato, Deltan Dallagnol disse em comissão na Câmara que “corruptos não têm mais medo de serem punidos no Brasil”
21/05/2024 às 21:50
STF anula decisões da Lava Jato contra Marcelo Odebrecht
Medida não comporta o acordo de delação firmado pelo empresário durante a operação
21/05/2024 às 20:36
Zambelli e hacker viram réus no STF por invasão ao site do CNJ
Decisão da Primeira Turma foi unânime
21/05/2024 às 16:36
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.