BUSCAR
BUSCAR
Eleições 2014

PSDB no RN mira eleições de 2026 com olhos no Senado

Presidente nacional Marconi Perillo destaca planos de crescimento e possível candidatura de Ezequiel Ferreira, enquanto fortalece presença nos municípios potiguares
11/05/2024 | 08:00

O presidente nacional do PSDB, ex-senador Marconi Perillo, cumpriu agenda em Natal nesta sexta-feira 10, quando confirmou que o partido trabalha para disputar as eleições presidenciais em 2026 e destacou o crescimento da legenda no Rio Grande do Norte, comandado pelo deputado estadual Ezequiel Ferreira, presidente da Assembleia Legislativa, onde a legenda possui a maior bancada, com 10 deputados. Perillo defendeu que a sigla tem capacidade para dobrar o número de vereadores no Estado e aumentar sua musculatura para a disputa em 2026.

“Sob a liderança do Ezequiel Ferreira, o PSDB se tornou o maior partido do RN e nós acreditamos que temos quadros importantes para disputar as eleições majoritárias e elegermos também deputados federais no Estado”, afirmou Perillo, deixando subentendida ainda a possibilidade de Ezequiel vir a disputar uma das duas cadeiras que estarão abertas no Senado Federal em 2026.

Marconi Perillo vê Ezequiel Ferreira na disputa pelo Senado em 2026. Foto Divulgação
"Sob a liderança do Ezequiel Ferreira, o PSDB se tornou o maior partido do RN e nós acreditamos que temos quadros importantes para disputar as eleições majoritárias", afirmou Perillo. Foto: Divulgação

Segundo Perillo, o PSDB tem uma extensa lista de serviços prestados ao país. “E nós estamos trabalhando para oferecer uma alternativa ao Brasil. Fazemos uma oposição responsável, apontando os erros e mostrando as soluções”, disse ele, enfatizando o trabalho desenvolvido pela legenda nos estados e, especialmente, no Rio Grande do Norte, onde o PSDB possui diretórios municipais em 133 cidades e planeja disputar 50 prefeituras, mais de 30 vice prefeituras e cerca de 250 vereadores.

Por sua vez, Ezequiel Ferreira confirmou a intenção da legenda em disputar cargos majoritários nas eleições de 2026. “O PSDB vai sair dessa eleição pronto para estar no tabuleiro político da sucessão daqui a dois anos. Com esse desejo de fazer dos deputados federais e de participarmos, porque temos nomes qualificados para isso, de homens e mulheres, e participarmos da chapa majoritária no estado do Rio Grande do Norte”, afirmou.

Ele ressaltou a Perillo que, “o PSDB tem esse tamanho no RN não por conta de seu presidente, mas por conta de todos que fazem parte desse partido. Dos 10 deputados estaduais, dos prefeitos, dos vice-prefeitos, das lideranças políticas, daqueles que têm mandato e dos que não têm, mas que fazem desse partido hoje um dos maiores partidos do Estado”.

Carta branca aos diretórios

Ezequiel Ferreira enfatizou o trabalho desenvolvido pelo PSDB a nível nacional e ressaltou a importância da liderança de Marconi Perillo – que além de senador, já foi deputado federal e governador de Goiás por quatro mandatos governou Goiás. Ao ser questionado sobre o trabalho do partido no RN, o presidente estadual afirmou que segue a orientação nacional.

“No RN, fizemos um partido que é o que mais cresce com quantidade e principalmente com qualidade. O PSDB nos deixa livres para decidirmos o melhor para nosso Estado. E da mesma forma fazemos aqui no RN, dando carta branca para que os diretórios municipais possam construir o melhor projeto para cada cidade. Vamos ter muitas candidaturas a prefeito, vice e vereadores para continuarmos sendo o partido que mais cresce no RN. Certamente, o PSDB sairá mais forte do que é hoje da eleição municipal”.

Ezequiel abordou a atuação do PSDB nos principais colégios eleitorais do RN este ano. “Na Câmara Municipal de Natal, por exemplo, chegaram mais quatro vereadores e a expectativa é fazer a maior bancada, com até seis vereadores. Em Mossoró, segunda cidade do RN, teremos a candidatura do presidente da Câmara, que começou a ser trabalhada com a perspectiva muito grande de fazer um arco de aliança e, em Parnamirim, podemos indicar o vice-prefeito”.

Presenças e filiações

Durante o evento, Perillo e Ezequiel abonaram a ficha de filiação ao PSDB do prefeito de Assu, Gustavo Soares. Em seu discurso, o gestor agradeceu a receptividade da legenda. “PSDB acredita no nosso trabalho e esperamos que juntos possamos levar mais benefícios para nossa região”, enfatizou Soares., que possui 80% de aprovação de seu mandato, conforme pesquisa recente.

O ato do PSDB contou com as presenças dos deputados Dr. Bernardo, Ubaldo Fernandes, Kléber Rodrigues, José Dias e Gustavo Carvalho, todos do PSDB, além de George Soares (PV) e Taveira Júnior (União). Também estiveram presentes os vereadores de Natal, Klaus Araújo, Aldo Clemente, Anderson Lopes e Hermes Câmara, o presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Lawrence Amorim – pré-candidato a prefeito na cidade -, e o presidente do Legislativo de Parnamirim, Wolney França.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Novo prefeito de Nísia Floresta define educação, geração de emprego e saúde como prioridades da sua gestão
Um dos projetos que Gustavo destacou como peça-chave para a geração de emprego é a criação de um Distrito Industrial na BR-101
12/01/2025 às 14:04
Na próxima encarnação, quero o ego de um homem branco, diz presidente da Petrobras
Presidente da Petrobras desde 2024, engenheira destaca trajetória marcada por enfrentamentos e avanços na diversidade de gênero
12/01/2025 às 09:59
Eduardo Bolsonaro contesta Moraes sobre convite de Trump: “Não há razões para duvidar”
Deputado defende viagem de Jair Bolsonaro e questiona retenção de passaporte
12/01/2025 às 08:26
“Governo da Venezuela é uma ditadura e como ditadura deve ser tratado”, diz Randolfe
Líder do governo Lula no Congresso defende postura mediadora do Brasil, mas classifica regime de Maduro como autoritário
12/01/2025 às 07:26
Paulinho Freire recebe prefeito Alysson Bezerra e ex-senador José Agripino
Gestores dialogaram sobre o desenvolvimento de Natal e Mossoró e defenderam entendimentos para o avanço dos municípios
11/01/2025 às 14:32
General Girão é condenado a pagar R$ 2 milhões por incentivar atos antidemocráticos
Deputado federal também terá que excluir postagens nas redes sociais e realizar ações públicas em defesa da democracia
11/01/2025 às 10:49
Moraes manda Bolsonaro comprovar convite para posse de Trump
Ministro do Supremo argumenta que a defesa só apresentou uma mensagem enviada por e-mail ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), com remetente desconhecido
11/01/2025 às 10:38
Subsídio manterá preço com melhorias no transporte, diz nova gestão da STTU
Projeto prevê equilíbrio financeiro e modernização do sistema sem repassar custos aos usuários
11/01/2025 às 05:16
Festival Pôr do Som marca o verão de Natal com música
Com mais de 11 atrações na programação, evento acontece entre os dias 29 a 1º de fevereiro, no Complexo Cultural Rampa e na Sede Cultural DoSol
11/01/2025 às 05:06
“Sou de esquerda e digo que o governo de Maduro é ditadura”, diz presidente do Chile
Gabriel Boric critica perseguições na Venezuela e reforça posição diplomática do Chile
10/01/2025 às 20:35