O Hospital Municipal de Natal está em fase de construção, com um investimento estimado em cerca de R$ 140 milhões. Atualmente, a obra encontra-se em andamento, com 11% de conclusão, focada na finalização da parte estrutural. O hospital está sendo erguido na Avenida Prefeito Omar O’Grady, no bairro Pitimbu, em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cidade Satélite, em terreno próprio.
A Prefeitura municipal informou que o hospital tem previsão para iniciar suas operações em 2024, com a expectativa de entregar a primeira etapa no segundo semestre do mesmo ano. Essa fase inicial compreenderá o bloco logístico e serviços assistenciais, como centro de diagnóstico e laboratório de análises clínicas.
Dentro do bloco logístico, estão contemplados diversos setores, tais como almoxarifado, CAF (Central de Abastecimento Farmacêutico), farmácia central, cozinha, lactário/enteral, refeitório, lavanderia, Central de Material e Esterilização. Além disso, a primeira etapa abrangerá a área administrativa e disponibilizará vestiários, sanitários e alojamentos para os funcionários.
“Queremos e vamos avançar na construção do hospital, para entregar uma estrutura moderna e de alta qualidade antes do final do meu mandato”, disse o prefeito Álvaro Dias (Republicanos), em visita recente ao canteiro de obras. O gestor assinou a ordem de serviço em março deste ano.
O HMN será construído em um terreno próprio, com 17.976,92m² e, quando concluído, terá 26.589,78m² de área construída, em sete pavimentos para atender diversas especialidades, como ginecologia, obstetrícia, atendimento neonatal, Centro Cirúrgico e de Diagnóstico. Na totalidade serão 266 leitos de internação, sendo 40 de UTIs divididos entre UTI adulta geral (20), neonatal (10) e pediátrica (10), além de leitos específicos classificados como PPP – para pacientes de pré-parto, parto e pós-parto (10).
As linhas de atenção planejadas para o hospital preveem atendimentos referenciados a pacientes adultos clínicos para internação hospitalar e cirúrgicos para cirurgias programadas (eletivas), além de atendimento de urgência 24h em ginecologia e obstetrícia de risco habitual e alto risco.
Projeto Arquitetônico
O HMN será baseado nos seguintes conceitos: sustentabilidade (eficiência energética e hídrica), conforto ambiental, humanização, flexibilidade, inovação e generosidade urbana. Por ser um edifício voltado à saúde e bem-estar, o partido arquitetônico está comprometido com soluções que proporcionem o melhor ambiente para seus usuários, tanto pacientes como para servidores. Para isso, o edifício contará com aberturas generosas, pátios abertos, jardineiras, coberturas verdes e recursos de conforto ambiental destinados à salubridade e humanização do ambiente hospitalar, coadjuvantes na recuperação de pacientes e da melhor qualidade no trabalho.