BUSCAR
BUSCAR
Educação
Estudante de Laurentino Cruz vence concurso de redação e será “Jovem Senadora” pelo RN
Estudante vai tomar posse como Jovem Senadora em novembro e durante uma semana visita a capital do país, vivenciando o dia a dia do Senado e vai elaborar um projeto lei
Redação
16/10/2017 | 13:04

A aluna da 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Padre Sinval Laurentino de Medeiros, localizada em Tenente Laurentino Cruz, Maria Luisa Baracho de Souza, 15 anos, vai representar o Rio Grande do Norte no programa Jovem Senador. O resultado foi divulgado no último dia 4 e contou com a participação de 41 mil estudantes potiguares.

O programa é uma realização do Senado Federal, que seleciona anualmente a melhor redação, sobre o tema do ano, produzida por alunos do ensino médio de cada estado brasileiro. Na edição 2017, a 10ª do concurso, teve como tema “Brasil plural: para falar de intolerância”.

Maria Luisa escreveu a redação “Tolerância: um respeito à vida em sociedade”. Para ela o tema é muito relevante dentro do país ondem existem muitas diferenças e lidar com opiniões, atitudes e crenças representam um desafio. “Achei um tema bom de argumentar pelo fato de o Brasil ter a intolerância bem presente apesar de ser um país miscigenado”, disse. Ela recebeu da escola uma medalha de reconhecimento pela conquista do primeiro lugar entre tantos inscritos.

A estudante vai tomar posse como Jovem Senadora em novembro e durante uma semana visita a capital do país, vivenciando o dia a dia do Senado Federal e ao final vai elaborar um projeto lei. “Ainda não sei qual será a lei, mas com certeza será na área da educação”, destacou.

O segundo lugar no RN ficou com o estudante Natan da Silva Barbosa, da Escola Estadual Monsenhor Paiva, localizada na cidade de Vera Cruz e a aluna Thalyta Luana Barbosa Segundo alcançou o terceiro lugar, representando o Centro Estadual de Educação Profissional Professora Lurdinha Guerra, localizado em Parnamirim.

CASE DE SUCESSO
O Rio Grande do Norte alcançou o posto de estado modelo pelo comprometimento das escolas da Rede Estadual de Educação na participação no concurso. “Pelo segundo ano consecutivo, o RN é um case de sucesso no Senado, servindo de inspiração para os demais estados”, frisou Véra Reis, coordenadora do programa Jovem Senador no RN e técnica da Subcoordenadoria de Ensino Médio da SEEC.

Esse resultado é fruto do trabalho realizado durante os meses de junho e julho, momento em que as escolas realizaram diversas atividades que resultaram no Dia S, ocasião em que professores e alunos participaram de debates que fundamentaram a produção textual sobre o tema do programa.

O Dia S ocorre desde 2015 e nos dois últimos anos apresentou resultados importantes, como a conquista do RN no segundo lugar em número de redações inscritas no programa por dois anos consecutivos (2015 e 2016). “Isso mostra que os nossos alunos estão formando uma geração de lideranças juvenis. Ver nossos jovens compreendendo-se não como promessas para um futuro, mas como seres ativos no presente, com criticidade, reflexão e proposição é algo que muito nos orgulha”, destacou Verá Reis.

JORNADA PARLAMENTAR
Os jovens senadores estarão em Brasília de 27 de novembro a 2 de dezembro, e a cerimônia de posse ocorrerá no dia 28 de novembro no Plenário do Senado Federal. A legislatura tem início com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa Jovem e se encerra com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.

Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.