Um estudante da Escola de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ECT/UFRN) está sendo acusado por colegas de fazer apologia ao nazismo em plena sala de aula. Um vídeo publicado nas redes sociais mostra o momento em que o estudante exibe a tela do seu computador pessoal com uma forma que lembra uma suástica. A divulgação do nazismo é crime no Brasil.
De acordo com o perfil Spotted UFRN, que é alimentado por estudantes da universidade, o episódio aconteceu na última terça-feira (11). “Nitidamente a posição dos ícones da área de trabalho do computador do aluno formando uma suástica. Agora me respondam: Qual a finalidade? E mais: Sem um pingo de receio em deixar exposto pra sala inteira ver?”, denuncia o perfil. A identidade do estudante foi preservada.

Diante da repercussão, a ECT/UFRN se pronunciou. Em nota nesta quarta-feira (12), a direção da escola disse que conversou com o aluno e chegou à conclusão que tudo não passou de uma brincadeira.
“Imediatamente, iniciamos a apuração do fato e identificou-se que não houve, por parte do estudante, qualquer ato de divulgação ou externalização do pensamento nazista. Observou-se em seu computador pessoal uma imagem que poderia ser associada ao Nazismo, mas, não houve divulgação realizada pelo estudante”, afirma a ECT/UFRN.
A escola complementa: “O estudante procurou voluntariamente a direção na manhã do dia 12 de abril apresentando uma explicação para o ocorrido. Ao final do diálogo, ficou nítido e de comum acordo, que o estudante agiu de forma imatura, produzindo uma ‘brincadeira’ com os amigos”.
A ECT/UFRN acrescenta que será firmado um termo de ajustamento de conduta com o estudante sobre comportamento no ambiente universitário. A direção diz, também, que o aluno será monitorado daqui para a frente.
A postura da Escola de Ciência e Tecnologia indignou a comunidade universitária, que pede uma punição para o estudante. O Diretório Central dos Estudantes (DCE) emitiu uma nota na madrugada desta quinta-feira (13) na qual solicita um “posicionamento adequado”.
“Falando-se em apologia ao nazismo, não existe ‘brincadeira’, sendo qualquer tipo de insinuação nesse sentido considerada crime no país. Em especial durante um momento em que escolas e universidades estão sendo atacadas semanalmente por estudantes portando símbolos naz1stas e apoiados por essa ideologia, não podemos deixar esse caso sem o devido repúdio”, destaca a representação dos alunos.
“O DCE da UFRN reitera que defender as liberdades, o respeito e a tolerância é incompatível com tratar apologia ao nazismo como ‘brincadeira’! É inadmissível ver esse tipo de postura vindo da universidade. Qualquer tipo de apologia fascista ou nazista deve ser devidamente apurada com a responsabilização dos envolvidos”, complementa.