O presidente da Câmara Municipal de Natal e recém-eleito presidente da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam), Eriko Jácome (PP), afirmou que seu foco está na gestão das duas instituições e descartou, por enquanto, uma possível candidatura em 2026. Em entrevista, Eriko Jácome destacou que sua prioridade é ampliar o suporte às câmaras municipais do estado e fortalecer a atuação legislativa na capital potiguar.
Eleito para a presidência da Fecam com apoio da maioria dos presidentes de câmaras do estado, Jácome anunciou planos para criar núcleos regionais, com o objetivo de aproximar as demandas locais da federação e facilitar a implementação de políticas voltadas para os legislativos municipais. Além disso, prometeu parcerias para oferecer cursos profissionalizantes, serviços de saúde preventiva e ações sociais.

“Vamos começar uma agenda de cursos profissionalizantes com a carreta da qualificação, levando capacitação para os 167 municípios. Também faremos parcerias para exames preventivos e projetos como o combate ao câncer e saúde bucal”, afirmou.
Jácome também destacou a renovação de convênios com o Itep para emissão de documentos e com o Procon para garantir atendimento jurídico gratuito em diversas regiões do estado. Segundo ele, essas iniciativas visam aproximar os serviços da população e tornar as câmaras municipais centros de atendimento mais acessíveis.
Sobre a Câmara Municipal de Natal, ele afirmou que a Casa retomará as atividades com a leitura da mensagem anual do prefeito Paulinho Freire (União Brasil) e a definição das novas comissões legislativas. Ele enfatizou que pretende manter um bom relacionamento com todas as bancadas, garantindo diálogo entre situação e oposição para viabilizar projetos relevantes para a cidade.
Eriko Jácome também mencionou a continuidade da convocação dos aprovados no concurso público da Câmara e disse que o objetivo é preencher todas as vagas previstas no edital.
Ao ser questionado sobre uma possível candidatura nas eleições de 2026, ele negou que tenha planos eleitorais no momento e reforçou seu compromisso com a Fecam e a Câmara Municipal. “Meu foco é trabalhar nesses dois anos para fortalecer a Câmara de Natal e a Federação das Câmaras Municipais do RN. 2025 será um ano de muito trabalho, e esse é o meu compromisso”, declarou.