A secretária estadual de Turismo do Rio Grande do Norte, Solange Portela, destacou a importância da engorda de Ponta Negra para o turismo, desde que respeite as questões ambientais e seja acompanhada de uma requalificação urbanística. “É uma obra que está sendo executada pela Prefeitura, e nós entendemos que, respeitando toda a questão ambiental, ela contribui para um produto turístico de qualidade”, afirmou.
Segundo a secretária, a expectativa é que, além da engorda, a área seja requalificada para melhorar a oferta de serviços e infraestrutura tanto para turistas quanto para os moradores locais. “Precisamos garantir que o local ofereça serviços variados e de qualidade. Isso valoriza o destino e beneficia tanto a população quanto os visitantes”, explicou.
Turismo responsável e comunitário
Solange também ressaltou iniciativas de turismo responsável no estado, como o combate à exploração sexual infantil, à violência contra a mulher e a conscientização sobre a contratação de serviços regularizados. “Este ano, lançamos a cartilha de turismo responsável para orientar os turistas sobre a importância de contratar serviços regularizados, como bugueiros cadastrados no Bug Turismo, e outras ações que promovem um turismo mais seguro e consciente”, detalhou.
Além disso, a secretária destacou o incentivo ao turismo de base comunitária em comunidades tradicionais, como a indígena Catu e a quilombola em Cibaúma. “Estamos trabalhando para oferecer produtos de qualidade, incentivando essas comunidades e conectando-as ao setor privado, enquanto promovemos o destino nos principais mercados emissores”, afirmou.
Suspensão de voos preocupa
A suspensão dos voos comerciais da Azul no trecho Mossoró-Recife foi outra preocupação abordada pela secretária. “Essa notícia nos causa impacto, pois o voo apresentava uma boa performance de ocupação. Sabemos que as companhias têm autonomia para alterar suas rotas, mas entendemos que essa decisão foi influenciada por questões de manutenção das aeronaves ATR”, observou Solange.
Ela garantiu que o Governo do Estado está em diálogo para reverter a situação. “Hoje à tarde teremos uma reunião com a Infraero para discutir a infraestrutura do aeroporto e, em seguida, procuraremos as companhias aéreas para que os voos sejam retomados”, anunciou.
Promoção turística
A promoção do destino potiguar segue como prioridade, segundo Solange. “Estamos trabalhando junto com a Emprotur em ações promocionais nos principais mercados emissores. Realizamos marketing cooperado com agentes e operadores de turismo, além de capacitações para que os agentes de viagem possam vender melhor o nosso destino”, explicou.
Engorda de Ponta Negra
A obra da engorda de Ponta Negra irá conter os efeitos da maré alta na orla, proteger a infraestrutura urbana e impulsionar o turismo local. A obra da engorda é, na prática, um aterro hidráulico que, quando finalizado, proporcionará à praia de Ponta Negra e uma parte da Via Costeira uma faixa de areia aumentada em até 100 metros na maré baixa e 50 metros na maré alta, em todo os seus 4 km de engorda.
A engorda da praia é fundamental para a orla, que sofre há anos com problemas de fortes marés e erosão do calçadão localizado na orla. A obra começou no dia 30 de agosto, em seguida foi paralisada por problemas com a jazida inicial, e foi retomada no dia 21 de setembro.