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Modelo turístico
Turismo no RN ganha impulso com rotas do interior e Norte do Brasil
Estratégia da pasta é intensificar mapa turístico do interior do estado e conquistar novos voos diretos para Natal
Daniel Guimarães
31/10/2023 | 05:00

O Rio Grande do Norte está intensificando sua estratégia de interiorização e regionalização do turismo, com o objetivo de consolidar novos mercados nacionais e internacionais, além de expandir as rotas aéreas que prometem impulsionar a economia do estado em 2024.

A nova Secretária de Turismo do Estado (Setur), Solange Portela, que assumiu o cargo no final de setembro, concedeu uma entrevista exclusiva ao AGORA RN, onde destacou a importância dessa estratégia para o desenvolvimento do turismo no RN. Confira a entrevista:

Agora RN – Quais são as novas demandas de turismo que surgiram para o Estado nesses últimos anos e qual estratégia que a pasta pretende adotar na nova gestão?

Solange Portela – As demandas continuam centralizadas na questão da regionalização do turismo, porque a gente entende que a interiorização é estratégica para que possamos fazer todas as demais ações de turismo dentro do Estado. Então, desde a parte de promoção, de trabalhar em mercados emissores, com os municípios e as regiões turísticas, conhecendo o perfil desse turista que aqui chega, e aí vamos trabalhando. Sabemos que é necessário, a questão de melhoria da nossa infraestrutura, seja rodoviária, mas com boas expectativas no aspecto da malha aérea, com a nova gestão dos dois aeroportos de Natal, tanto com a Zurich, que é do aeroporto de São Gonçalo, e a Infraero, com o aeroporto de Mossoró. Isso tudo vai contribuir para que a gente fomente a atividade turística do estado.

Agora RN – Como estão as perspectivas para o cenário internacional?

Solange Portela – O cenário para o mercado internacional é positivo. Nós temos feito uma ação muito recorrente com o mercado aqui da América do Sul, principalmente na Argentina. Esse ano foram quatro ações que a equipe da Emprotur estiveram no mercado exatamente para divulgar o nosso destino e ali também, não apenas na Argentina mas também no Uruguai, Paraguai e Chile. Também temos o mercado europeu, onde Portugal agora com o voo diário a partir de agora nesse final de ano, neste mês de outubro. Então, nós intensificamos as nossas ações no mercado português. A equipe da Emprotur também esteve lá fazendo ações promocionais três vezes esse ano. Além de estar trabalhando estrategicamente com a Embratur para outros mercados para que possamos abrir para o Brasil e o Rio Grande do Norte.

Agora RN – Atualmente, existe uma plataforma de inteligência chamada Sírio, realizada em parceria do Governo do Estado e Emprotur. Qual a importância dela para a tomada de decisões? A secretaria se baseia neles?

Solange Portela – É uma plataforma extremamente importante para o nosso planejamento. Isso dá embasamento para a Emprotur fazer as suas ações promocionais porque os dados do Sírio, a gente consegue saber da onde estão sendo os principais mercados emissões, seja nacional ou internacional, e aí a gente potencializa nossas ações de promoção nesses mercados. Para a Setur, também é uma ferramenta que nos dá dados para discutir com as companhias sobre essa malha aérea como um todo. E ela também pode ser utilizada pelo setor privado, até para que as empresas possam fazer seu planejamento e sua organização com ações estratégicas mais assertivas.

Agora RN – A Latam anunciou a venda de bilhetes para novos voos no estado, incluindo a rota para Mossoró. Qual a importância deles para fomentar o turismo a partir de janeiro de 2024?

Solange Portela – Bom, são voos que vão favorecer principalmente a região da Costa Branca, porque serão linhas ligando Mossoró-Fortaleza, Mossoró-Natal e Mossoró-Recife. Então, sabemos o quanto a região na parte de turismo de negócio pela fruticultura tem uma demanda de fluxo de pessoas, mas também na parte de lazer pela proximidade que tem de uma região das serras, com Portalegre e Martins. Além de roteiros que nós temos procurado orientar para que venha a se fortalecer e se estruturar em um curto espaço de tempo, como o Lajedo Soledade, em Apodi, e Felipe Guerra, com as cavernas, bem como a Furnace em Baraúnas.

Novos mercados

A expansão do turismo no Rio Grande do Norte também está relacionada à introdução de novas rotas aéreas. A companhia aérea Azul, por exemplo, anunciou a inclusão de 17 novos voos, concentrados principalmente nas regiões do interior do estado, como Minas Gerais, São Paulo e Paraná. O governo está colaborando com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e empresários locais para promover o estado em mercados específicos.

Como mencionado pela Secretária Solage Portela, o turismo internacional também está em expansão no Rio Grande do Norte, com um foco particular no mercado argentino. O governo participou de feiras de turismo na Argentina este ano e está planejando a introdução de um segundo voo semanal para o país em janeiro.

Além disso, a companhia aérea TAP Air reiniciou operações diárias para Natal, fortalecendo as conexões com os mercados europeus. Em parceria com a Embratur, o governo também tem explorado mercados como Roma e Londres, com planos para a expansão dessas ações para outros mercados europeus no próximo mês.

Paraenses com interesse no RN

Com as informações da plataforma Sírio, uma das rotas que tem chamado a atenção do estado é a região Norte, em especial o estado do Pará. A demanda crescente de paraenses fez com que o estado inaugurasse no dia 2 de julho um voo direto entre Belém e Natal. Segundo Carolina Vieira, do setor de Pesquisas da Emprotur, desde que o voo direto semanal começou a operar, a realização tem sido um “sucesso” para o estado.

Dados de inteligência baseados na plataforma Sírio, do Governo do Estado / Foto: Divulgação
Dados de inteligência baseados na plataforma Sírio, do Governo do Estado / Foto: Divulgação

“O setor de inteligência e pesquisa vem observando esses números crescentes. É uma procura latente do turista do norte do país adentrando aqui no estado. Então, para afirmar e melhorar ainda mais, em abril, geramos um boletim sobre as regiões e se destacou a região Norte. Logo em julho, inauguramos esse voo direto junto com a Azul para a rota Belém-Natal, e o mercado só vem crescendo. Inclusive, a região Norte se destacou até mesmo entre o Sul e o Sudeste, em tempo de permanência e gasto médio. Desde então, o voo tem sido um sucesso.”

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