Na manhã da última quinta-feira 2, o prefeito Emídio Jr. assinou a ordem de serviço que autoriza o início das obras de reforma e revitalização do Mercado Público Municipal de Macaíba. O valor da obra gira em torno dos R$ 500 mil e contempla cobertura, instalações hidráulicas e elétricas, pisos e revestimentos e nova pintura, reativação da plataforma elevatória adaptada para pessoas com deficiências, instalação de nova câmara frigorífica e construção de mais caixa d’água.
O Mercado Dr. Célio de Figueiredo Maia, situado à Rua Dr. Pedro Velho, não passava por obras de reestruturação e reforma desde a sua inauguração. Trata-se de uma obra significativa tanto para os concessionários que comercializam seus diversos produtos no local como também os consumidores, que terão um espaço renovado e higiênico para atender suas demandas diárias.
O prefeito Emídio Jr. destacou: “Aqui, vamos ter uma câmara fria nova e organizada, vamos aumentar o tamanho da caixa d´água, e haverá muitas ações vão fazer esse ambiente ficar muito bacana. Estou muito feliz por assinar esta ordem de serviço. Este mercado estava abandonado há anos, mas nossa gestão chegou para reformar”.
Emídio Jr. citou várias outras obras que foram e estão sendo realizadas nos quatro cantos da cidade, como pavimentação e asfaltamento de ruas e implantação de lâmpadas com iluminação do tipo LED e construção de duas novas unidades de saúde.
Francisca do Mercado é uma das concessionárias e relatou: “Hoje estamos aqui realizando um grande sonho. Tava no papel e agora é realidade. Estamos vendo o que o prefeito está fazendo. Essa obra aqui do mercado já era esperada há muitos anos, e estava precisando dessa reforma. Para quem trabalha no mercado, ele é como uma casa, onde estamos todos os dias. Queremos agradecer ao prefeito pela iniciativa da reforma do Mercado de Macaíba”.
Por sua vez, o feirante Canindé da verdura disse: “Passamos por muitos transtornos, e graças a Deus hoje está sendo assinada hoje essa ordem de serviço importante para nossa cidade e para nossa feira”. Estiveram presentes os vereadores Aluízio Sílvio, Zeca da Pesca, Aroldo da Saúde, Igor Targino, Cacau, João de Damião, Érika Emídio, Dadaia Ribeiro, Rita de Cássia, secretários municipais, incluindo Billy Jean, titular da
Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB), pasta responsável pela administração do Mercado, lideranças comunitárias e vários concessionários, que agradeceram pelo investimento que será feito no local.
Macaíba terá escola municipal de tempo integral na zona rural
A Prefeitura Municipal de Macaíba, por meio da Secretaria de Educação, está estruturando a Escola Municipal Waldemar Diógenes, em Lagoa do Sítio I, para se tornar polo de tempo integral, ainda em 2023. A escola passou a receber, após um reordenamento da rede de ensino na região, alunos da educação infantil até o 5° ano, além de Lagoa do Sítio I, de Porteiras e de Riacho do Feijão.
O reordenamento ocorreu em comum acordo com as comunidades envolvidas, com a realização de reuniões para explicar aos pais os benefícios. Além de uma melhor estrutura, funcionamento em tempo integral e transporte escolar, a Educação está otimizando a aplicação dos recursos públicos. Para se ter uma ideia, a Escola Municipal Antônia Marinho, em Porteiras, e a Escola Municipal Professora Nazaré Madruga, em Riacho do Feijão, funcionaram, em 2022, com apenas 25 alunos cada uma.
Os alunos dessas comunidades foram matriculados na Escola Municipal Valdemar Diógenes, em Lagoa do Sítio I, garantido o transporte escolar. Esta escola passou a funcionar com turmas da educação infantil aos anos iniciais (até o 5° ano) e está sendo estruturada para ser um polo educacional de tempo integral, ainda em 2023. Nos mesmos moldes da Creche Infantil Professora Enedina Augusta Bezerra e CMEI Professora Eunice Eugênia, com 4 refeições diárias e atividades complementares às do currículo formal.