BUSCAR
BUSCAR
Lançamento

Editora da UFRN lança obras de Luís da Câmara Cascudo

Edição revista de clássico de 1947 e publicação inédita escrita em 1956 resgatam a memória urbana e histórica de Natal através da obra de Câmara Cascudo
Redação
15/05/2025 | 05:00

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio da Editora Universitária (EDUFRN), em parceria com o Ludovicus – Instituto Câmara Cascudo, realiza o lançamento conjunto de duas obras de Luís da Câmara Cascudo nesta quinta-feira 15, às 16h, no Auditório Otto de Brito Guerra, na Reitoria da UFRN. O evento celebra a quinta edição de História da cidade do Natal e a publicação inédita de Ruas da cidade do Natal, tornando acessíveis duas obras fundamentais de Cascudo a respeito da capital potiguar.

Publicado originalmente em 1947, História da cidade do Natal é um clássico da historiografia potiguar. A obra narra o percurso da capital potiguar desde sua fundação até meados do século XX. Com estilo envolvente, erudição e olhar crítico, Cascudo constrói uma narrativa densa, povoada por episódios históricos, perfis sociais, aspectos urbanísticos e manifestações culturais, tornando-se referência fundamental para estudiosos e leitores interessados na história da cidade.

Design sem nome (4)
Lançamento conjunto de duas obras ocorre nesta quinta-feira 15, na UFRN. Foto: Divulgação

Já Ruas da cidade do Natal foi escrito por Cascudo em 1956 a pedido do prefeito Djalma Maranhão. A obra permaneceu guardada no acervo particular do autor por quase sete décadas, tendo seus originais descobertos e organizados recentemente pela equipe do Ludovicus – Instituto Câmara Cascudo.

O volume traz a descrição de 463 logradouros da cidade, com informações históricas, toponímicas e culturais, além de esboços dos 13 bairros existentes à época. A publicação une o rigor histórico característico do autor à tradição oral, em uma verdadeira cartografia afetiva da cidade.

Serviço

  • Lançamento de História da cidade do Natal e Ruas da cidade do Natal, de Luís da Câmara Cascudo
  • Dia: 15 de maio de 2025
  • Hora: 16h
  • Local: Auditório Otto de Brito Guerra – Reitoria da UFRN.

NOTÍCIAS RELACIONADAS