BUSCAR
BUSCAR
Dom João Santos

Solenidade cívico-militar marca início da programação de posse de dom João Santos, como novo arcebispo de Natal

Dom João Santos assume como o sétimo arcebispo metropolitano de Natal
07/10/2023 | 05:27

As festividades que marcam a posse de Dom João Santos Cardoso, novo arcebispo metropolitano de Natal, começaram com uma solenidade  cívico-cultural, no Auditório da Escola de Música da UFRN. O evento contou com a presença de representantes da Arquidiocese de Natal e de autoridades civis do Estado, como o governador em exercício, Walter Alves. Hoje, na Catedral Metropolitana de Natal, será realizada solenidade ecumênica – a posse canônica.

“Em nome do Governo do Rio Grande do Norte é com muita alegria que dou as boas-vindas ao 7º arcebispo de Natal. Que a jornada à frente da Arquidiocese seja repleta de bênçãos. Conte com o Governo do RN”, destacou o governador em exercício à dom João.

dom João Santos
Dom João Santos foi saudado por autoridades do RN durante solenidade na UFRN, posse oficial será hoje

Walter Alves também agradeceu os anos de dedicação de Dom Jaime Vieira Rocha, “que nos conduziu até aqui e a quem, em nome do estado do Rio Grande do Norte, agradeço imensamente pelo compromisso no cumprimento de sua missão. Foram anos de muitas realizações neste período no qual o senhor esteve à frente da Arquidiocese de Natal”, complementou Walter Alves.

Assumindo como o 7º arcebispo de Natal, e sucedendo Dom Jaime Vieira Rocha, Dom João Santos Cardoso nasceu no dia 3 de dezembro de 1961 no município de Dário Meira, na Bahia, onde recebeu sua formação eclesiástica. Concluiu o bacharelado em Filosofia no Seminário em Teófilo Otoni (MG) e o bacharelado em Teologia no Instituto de Ilhéus (BA). Também possui licenciatura em Filosofia pelo Centro Universitário da Assunção (SP), e mestrado e doutorado no mesmo curso pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma (Itália).

Sua licenciatura lhe permitiu dar aulas de Filosofia no Instituto de Filosofia da Arquidiocese de Vitória da Conquista e na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), oportunidade que lhe rendeu a coordenação do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre Violência e Poder na Contemporaneidade (NUVIP).

Governador em exercício participa de posse cívico cultural de Dom João Santos Cardoso foto Raiane Miranda (4)
Governador em exercício participa de posse cívico cultural de Dom João Santos Cardoso foto Raiane Miranda 

Em Vitória da Conquista, foi interlocutor dos temas sociais e humanos em defesa da vida e dos princípios de sociabilidade, fraternidade e solidariedade humana. Também em Vitória da Conquista, foi coordenador geral de Pastorais do Vicariato São Lucas e da Arquidiocese.

Em 05 de julho de 2023, o Papa Francisco o nomeou arcebispo da Arquidiocese Metropolitana de Natal, após a renúncia de Dom Jaime Vieira Rocha. Dom João Santos Cardoso tem pela frente as obras de reforma da Catedral Metropolitana de Natal. A obra foi iniciada em janeiro de 2023. A catedral foi inaugurada em 1988. O prédio foi tombado no mesmo ano como patrimônio arquitetônico do Rio Grande do Norte pela Fundação José Augusto.

Em seu discurso, demonstrou preocupação pelas mudanças climáticas e fez um apelo pela mudança do estilo de vida das famílias em prol da natureza que devemos cuidar e resguardar.

Citou também o Movimento de Natal, a Campanha da Fraternidade e o Movimento de Educação de Base (MEB). “No exercício da missão da Igreja, agradeço a participação das diversas representações, das instituições e dos poderes públicos. Como parceiros, a Igreja pode continuar dando sua grande contribuição em favor da construção do bem comum da sociedade”, diz Dom João Santos Cardoso.

Além dos já citados, também estiveram presentes: a senadora Zenaide Maia; o prefeito de Natal Álvaro Dias e o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva; o deputado Federal Fernando Mineiro; as deputadas estaduais Divaneide Basílio e Terezinha Maia; o deputado estadual Ubaldo Fernandes; Iris Oliveira, secretária da Sethas; o reitor da UFRN, Daniel Diniz.

Professores decidem manter greve nas UFs após nova negociação
A paralisação já dura dois meses e alcança 61 instituições
15/06/2024 às 09:44
Lula defende taxação dos super-ricos e combate à fome na OIT
Presidente participa na Suíça de evento sobre Justiça Social
13/06/2024 às 15:53
Lulu Santos é internado em hospital após passar mal e shows são cancelados
Cantor foi internado e ficará em observação por dois dias
08/06/2024 às 18:13
STF marca para dia 12 julgamento sobre correção do FGTS
Discussão foi interrompida em novembro do ano passado
03/06/2024 às 12:14
Governo Central tem superávit primário de R$ 11,1 bilhões em abril
Resultado fica abaixo da expectativa de especialistas
28/05/2024 às 14:46
IBGE: calamidade prejudica coleta de preços para cálculo da inflação
Instituto precisou imputar preços de hortaliças e verduras
28/05/2024 às 12:12
Renegociação do Desenrola Fies termina na próxima sexta-feira
Até o dia 15, haviam sido renegociados mais de R$ 12,92 bilhões
27/05/2024 às 16:07
Nível do Guaíba em Porto Alegre volta a ficar abaixo dos 4 metros
Defesa Civil municipal alerta para risco de mais chuvas
27/05/2024 às 15:23
Auxílio Reconstrução: famílias devem confirmar dados a partir de hoje
Até o momento, estão contemplados com o auxílio 369 municípios gaúchos
27/05/2024 às 13:27
Magda Chambriard toma posse como presidente da Petrobras
Ela assumiu logo após ser eleita pelo Conselho de Administração
24/05/2024 às 12:12
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.