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Ponte de Igapó

DNIT diz que cronograma da Ponte de Igapó independe da Felizardo Moura: “Não tinha como antecipar”

Zona Norte de Natal enfrenta obras na Av. Felizardo Moura e, agora, interdição parcial na Ponte
Redação
23/09/2023 | 06:30

O diretor nacional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão, comentou sobre a obra de revitalização da Ponte de Igapó, que conecta a Zona Norte ao Centro de Natal.

Galvão defendeu a importância do projeto, que foi concebido em 2021, e esclareceu que o DNIT estava seguindo um cronograma independente em relação às obras na avenida Felizardo Moura, lideradas pela Prefeitura do Natal.

Ponte de Igapó foi interditada parcialmente pelo DNIT no último dia 12 - Foto: JOSÉ ALDENIR/AGORA RN
Ponte de Igapó foi interditada parcialmente pelo DNIT no último dia 12 - Foto: JOSÉ ALDENIR/AGORA RN

O projeto de revitalização da Ponte, que abrange uma restauração completa, tem um orçamento de R$ 20,8 milhões. A estimativa inicial de prazo dos serviços é de 18 meses, sendo 12 meses para o lado direito e 6 meses para o lado esquerdo da ponte. A ponte foi interditada no dia 12.

A empresa Jatobeton Engenharia Ltda., com sede em Recife (PE), foi a vencedora da licitação, realizada sob o Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDC-I). Sob esse modelo, a empresa contratada é responsável tanto pelo desenvolvimento do projeto quanto pela execução da obra.

Serão restauradas e reforçadas as estacas, blocos e pilares, substituídos os aparelhos de apoio, demolição de elementos deteriorados, reforço das vigas, substituição dos drenos e juntas estruturais, recuperação das barreiras, dos refúgios da ponte ferroviária e dos passeios de pedestres e guarda-corpos, além da substituição do revestimento asfáltico.

Em entrevista à TV Tropical nesta sexta-feira 22, Galvão declarou: “A gente não tinha como antecipar um projeto estrutural antes da prefeitura, até porque ali envolve mergulhadores. Então, é um trabalho delicado de reabilitação dessa ponte de Igapó. Realmente, a gente sabe que é uma obra extremamente importante para a cidade. É um equipamento que liga duas partes grandes de Natal, então a gente precisa ter cuidado.”

Diretor do DNIT Fabrício Galvão esclareceu cronograma de obra na ponte - Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Diretor do DNIT Fabrício Galvão esclareceu cronograma de obra na ponte – Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Uma das principais críticas ao projeto refere-se ao momento de seu início, que não coincidiu com a intervenção da Prefeitura do Natal na avenida Felizardo Moura. No entanto, Fabrício Galvão esclareceu que os planejamentos eram independentes.

“A obra da Prefeitura já estava em andamento. Então, assim, a gente não teve como antecipar a nossa e também não era justo que a prefeitura também esperasse para que a obra dela acontecesse”, disse Galvão.

“Estamos realizando todo o processo, desde estacas, blocos e pilares até a parte das vigas. Toda a reabilitação [da Ponte de Igapó] será feita”, explicou.

Embora a obra esteja na fase de estruturação, parte do canteiro lateral da ponte já foi removida. Segundo a empresa responsável pela intervenção nesse trecho, espera-se que, em 10 dias, a obra ganhe ritmo acelerado com um maior número de trabalhadores no local.

Ausência do DNIT em reunião do CREA-RN

Questionado sobre a ausência do DNIT em uma reunião agendada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (CREA-RN) para discutir a obra, Galvão alegou conflito de agenda na data do encontro, que ocorreu no último dia 18. “A gente teve uma dificuldade de agenda para compatibilizar. O superintendente [do RN] estava em um evento de conservação rodoviária em Foz do Iguaçu-PR, com também outros representantes do DNIT. Então, a gente estava em um evento e não deu para conciliar com o CREA”, disse.

Explosivo na Ponte. O diretor do DNIT também enfatizou que o planejamento de reestruturação da Ponte de Igapó estava em andamento antes do ataque ocorrido em março deste ano, quando criminosos utilizaram explosivos na estrutura. “Na época eu até me posicionei sobre o assunto. A nossa ponte não sofreu qualquer abalo com relação a sua estrutura com aquele ataque. O contrato [de reestruturação] era antes do ataque e o pessoal já vinha desenvolvendo o projeto executivo durante esse período. Então, nada mudou com o ataque”.

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