BUSCAR
BUSCAR
Revitalização

Crea-RN realiza plenária com DNIT para debater restauração da Ponte de Igapó

Reunião acontece nesta segunda-feira 18 na sede do Crea-RN
Redação
18/09/2023 | 13:04

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea-RN) promoverá uma plenária extraordinária nesta segunda-feira, 18, para abordar o projeto de restauração da Ponte de Igapó. A reunião acontecerá na sede do Crea-RN, localizada na Avenida Senador Salgado Filho, em Lagoa Nova.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), responsável pela obra, estará representado pelo engenheiro Rodrigo de Freitas, chefe do Serviço de Manutenção do órgão.

Crea-RN realiza plenária para debater revitalização da Ponte de Igapó / Foto: José Aldenir
Crea-RN realiza plenária para debater revitalização da Ponte de Igapó / Foto: José Aldenir

Segundo informações do DNIT, a restauração da Ponte de Igapó tem previsão de conclusão em 18 meses, com um investimento de R$ 20,8 milhões.

A ponte foi interditada no sentido da Zona Norte para o Centro desde a última terça-feira, 12, para dar início à primeira etapa das obras, enquanto o sentido oposto foi adaptado para mão dupla. O DNIT esclarece que a primeira etapa terá uma duração de seis meses, após os quais as obras serão transferidas para o sentido oposto, também com interdição.

A empresa vencedora da licitação foi a Jatobeton Engenharia Ltda., com sede em Recife (PE). O contrato foi estabelecido sob o modelo de Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDC-I), no qual uma única empresa é responsável tanto pela elaboração do projeto quanto pela execução da obra.

Os serviços planejados para a Ponte de Igapó incluem a restauração e reforço de estacas, blocos e pilares, substituição dos aparelhos de apoio, demolição de elementos danificados, reforço das vigas, substituição dos drenos e juntas estruturais, recuperação das barreiras, dos refúgios da ponte ferroviária, dos passeios de pedestres e guarda-corpos, além da renovação do revestimento asfáltico.

Há divergências entre o Crea-RN e o DNIT quanto ao estado da Ponte de Igapó. Um laudo emitido pelo Crea-RN indica danos estruturais após a explosão de uma bomba de pólvora prensada em março deste ano. No entanto, o DNIT contesta esse laudo e argumenta que os danos já eram preexistentes, antes do incidente com a bomba.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Caso Siafi: Governo estima desvios de R$ 3,5 milhões e 200 tentativas de pagamentos ilegais
No governo, a desconfiança é que a invasão tenha sido feita por uma técnica chamada "phishing"
23/04/2024 às 17:53
Vídeo: Cachorro é entregue morto a tutor após falha de companhia aérea
A GOL Linhas Aéreas admitiu que o desvio da rota do cachorro Joca para Fortaleza foi o resultado de uma falha operacional
23/04/2024 às 16:14
UFRN prevê retomada de obras da antiga Faculdade de Direito ainda este semestre
Reforma e restauração do prédio da antiga Faculdade de Direito foi paralisada para cumprimento de novos projetos solicitados pelo Iphan
23/04/2024 às 13:20
Força Nacional reforçará segurança do concurso unificado em 9 cidades
Com 2,1 milhões de inscritos, certame selecionará 6,6 mil servidores
22/04/2024 às 21:34
Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até sexta-feira
Solicitações devem ser feitas pela Página do Participante
22/04/2024 às 17:40
Justiça Federal do RN debate demandas sobre cotas para pardos em concursos públicos
Debate vem do aumento da demanda, na Justiça Federal do RN, sobre os questões envolvendo a designação de "pardos" em concursos públicos.
22/04/2024 às 14:44
Bairro Nordeste recebe serviço gratuito de mamografia oferecido pela SMS Natal
De 22 a 26 de abril, os serviços de mamografia estão sendo ofertados na Unidade de Saúde Bairro Nordeste
22/04/2024 às 10:01
IBGE: 1% mais rico ganha 39,2 vezes mais do que 40% mais pobres
Os dados a respeito da renda da população residente no Brasil constam na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE
19/04/2024 às 21:57
Pesquisa de residente do Huol-UFRN conquista 3º lugar no prêmio nacional União Química
O estudo na área da Anestesiologia trouxe evidências sobre a utilização eficaz da metadona no controle da dor em cirurgia bariátrica
19/04/2024 às 15:56
DPU cria grupo de assistência a indígenas, negros e quilombolas em processos judiciais
Medida cumpre a missão da defensoria de prestar atendimento jurídico integral e gratuito às populações vulneráveis
19/04/2024 às 14:14
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.