BUSCAR
BUSCAR
Impacto

Críticas de Bolsonaro à China afetam envio de matéria-prima de vacinas contra o coronavírus ao Brasil, diz Doria

Há expectativa de redução da quantidade de matéria-prima a ser enviada ao Brasil na próxima semana
O Globo
06/05/2021 | 14:39

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmaram nesta quinta-feira (6) que as críticas feitas pelo presidente Jair Bolsonaro à China atrasam o envio de insumos do país asiático para a produção de vacinas contra o coronavírus no Brasil.

Segundo o presidente do Instituto Butantan, há uma perspectiva da redução da quantidade de insumos a serem enviados de 6 mil litros para 2 mil litros, o que, segundo ele, não tem justificativa técnica. As declarações foram dadas após o envio, pelo Butantan, de um lote de 1 milhão de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde.

Críticas de bolsonarà china afetam envio de matéria-prima de vacinas contra o coronavírus ao brasil, diz doria
Declarações de Bolsonaro contra governo da China atrapalham a produção de vacinas, de acordo com Doria - Foto: Fabiano Rocha/ Agência O Globo

– Quero registrar aqui a nossa preocupação com as sucessivas manifestações que o governo federal vem fazendo contrariamente ao governo da China e à China, que é neste momento único único fornecedor de insumos para a vacina do Butantan, como é também fornecedor de insumos para a vacina da AstraZeneca – disse Doria. – Essas declarações em nada contribuem para a evolução e a normalidade da entrega de IFAs (insumos para a produção dos imunizantes) .

Bolsonaro insinuou na quarta-feira (5) que a China pode ser criada o novo coronavírus em laboratório como parte de uma “guerra química”. A afirmação contraria a Organização Mundial de Saúde (OMS), que afirmou que o vírus teve provavelmente origem animal.

Segundo Dimas Covas, as bravatas do presidente têm impacto direto na redução da quantidade de insumos recebidos pelo Brasil.

– Neste momento, impedido em embarque da matéria-prima estão em curso na China para embarque de 6 a 8 mil litros (de IFA) , e existe uma sinalização da redução desse volume. A data prevista de liberação era dia 10, agora já foi para o dia 13. O volume inicial era de 6 mil litros e agora existe uma expectativa de 2 mil litros. Não são mudanças da produção de Sinovac, são determinadas pelas autorizaçoes, no fundo é uma consequência da falta de alinhamento do governo federal – saliente Covas.

Dimas Covas afirmou que o Butantan tem insumos para fazer a entrega de 3 milhões de doses da Coronavac na próxima semana e mais 2 milhões na semana seguinte.

– Nós já tivemos um grande problema no começo do ano (com o envio do IFA) e estamos enfrentando de novo esse problema. Embora a embaixada da China no Brasil diga que não há esse tipo de problema (político) , a nossa sensação de quem está na ponta, é que existe dificuldade (na liberação dos insumos) . A burocracia está sendo mais lenta do que o que seria o habitual – disse Covas.

O governo paulista também sinalizou que recomendou ao Ministério da Saúde que os municípios reservassem unidades da Coronavac para aplicação de segundas doses, orientação que não foi dada pelo governo federal às cidades. Hoje, já há estados que não têm vacinas para a aplicação da segunda dose.

PGR é contra recurso de Bolsonaro para reverter inelegibilidade
Não cabe ao STF revisar decisão do TSE que condenou ex-presidente
25/04/2024 às 18:09
Polícia Federal vai aos EUA para investigar caso das joias e cartões de vacina de Bolsonaro
Pelo menos um agente da polícia e um delegado embarcaram com destino aos Estados Unidos para coletar informações sobre Bolsonaro
25/04/2024 às 16:35
Popularidade em queda de Lula pode afetar candidatura de Natália em Natal
Pesquisas recentes mostram queda na aprovação do presidente e refletem na intenção de votos para a pré-candidata à Prefeitura de Natal, que tem Lula como padrinho político
25/04/2024 às 08:13
MMA e Consórcio Nordeste firmam parceria para criação de fundo de conservação da Caatinga
Ministra Marina Silva e governadora Fátima Bezerra se reúnem em Brasília para discutir iniciativa que visa a sustentabilidade e preservação do bioma
25/04/2024 às 07:55
“Esperava a mesma atenção que tive com ele”, diz Allyson Bezerra sobre Rogério Marinho
Prefeito de Mossoró afirma que se distanciou do senador por causa da cobrança de Rogério para que PL indicasse vice na chapa de reeleição
25/04/2024 às 07:23
OAB entrega a PEC da Sustentação Oral no STF para Pacheco
Texto foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Pleno da OAB em 15 de abril, com o apoio das 27 seccionais
24/04/2024 às 21:12
Posição de Portugal sobre escravidão é fruto de cobranças, diz Anielle
Ministra da Igualdade Racial espera medidas concretas
24/04/2024 às 17:49
Álvaro Dias descarta Joanna Guerra e promete anunciar apoio a Carlos Eduardo ou Paulinho em maio
Em entrevista a uma rádio, Álvaro Dias declarou que preferia indicar a secretária de Planejamento, Joanna Guerra (Republicanos), mas o nome dela não emplacou.
24/04/2024 às 17:44
Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro
Medida está de acordo com resolução do TSE para restringir uso de IA
24/04/2024 às 17:44
Ex-prefeita de Sítio Novo recebe ameaça de facção e diz é fake news de adversários
Ex-prefeita Wanira Brasil, do município de Sítio Novo publicou um vídeo nas redes sociais nesta quarta-feira 24 desmentindo ameaças de facção criminosa
24/04/2024 às 17:34
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.