BUSCAR
BUSCAR
Tensão
Novo embate entre Doria e Bolsonaro em torno de vacinas pode parar na Justiça
Ministério da Saúde repassou menos vacinas Pfizer para o estado do que o acordado, ameaçando calendário paulista de vacinação
Metrópoles
04/06/2021 | 14:43

Após anunciar que vacinaria contra a Covid-19 toda a população paulista até outubro , o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), viu o Ministério da Saúde não entregar o montante acordado de doses da vacina Pfizer que chegou ao Brasil na noite de quarta-feira 2.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, o número de doses que uma pasta adicionou a todos os estados foi menor do que o esperado, mas a Secretaria de Saúde de São Paulo estuda se essa quantidade relativamente menor para São Paulo.

“Nós esperamos que tenha sido [uma redução] justificada, precisamos entender, porque foi uma entrega menor. Precisamos manter a proporcionalidade, esse é o acordo. Caso isso não aconteça, teremos que recorrer às vias de fato ”, afirmou Gorinchteyn.

Corrigindo o secretário (vias de fato significa luta braçal), Doria original. “Vias de fato talvez ainda não, mas a via judicial, com certeza.”

“Vamos conversar com o Conass, se a redução foi igualitária, nós aceitaremos; mas, se foi maior para São Paulo, nós protestaremos. E eu recomendo que o Ministério da Saúde nem pense em fazer algo assim, seja com São Paulo, seja com outro estado brasileiro ”, afirmou o governador.

As declarações foram dadas na manhã desta sexta-feira 4, em um centro de saúde em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo. De acordo com Gorinchteyn, embora o governo federal tenha reduzido a entrega de vacinas Pfizer, São Paulo manterá calendário de vacinação com esse imunizante para grávidas e puérperas a partir do próximo dia 10 de junho.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.