O prefeito de Mossoró Allyson Bezerra considerou as eleições para conselheiro tutelar em Mossoró um sucesso. O gestor fez um balanço muito positivo do pleito.
“Agradeço aos servidores, equipe e Conselho da Criança e Adolescência, COMDICA, pelo grande trabalho de organização e logística. Parabéns a todos os 21 candidatos e os dez eleitos. Trabalhamos em parceria institucional com o Ministério Público e Tribunal Regional Eleitoral-TRE para esse importante dia acontecer com total sucesso em Mossoró”, analisou Allyson Bezerra
O secretário municipal de Assistência e Cidadania de Mossoró, Erison Torres, destaca a importância de participação na eleição e convoca a população. “Estamos realizando um pleito tranquilo, organizado e pouco a pouco a população está vindo até as escolas para votar. Convocamos a todos os cidadãos mossoroenses para participação nessa importante eleição, bastante representativa para o presente e futuro das nossas crianças e adolescentes”, destacou o auxiliar da Prefetura de Mossoró.
Ao todo, 20 candidatos concorreram as dez vagas de conselheiros tutelares na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, sendo 07 concorrendo as vagas destinadas a 33ª e 13 disputando na 34ª zona eleitoral.
O trabalho do conselheiro tutelar
O dia a dia desses profissionais é intenso. Os conselheiros tutelares estão envolvidos em uma realidade de muitas violações e ameaças aos direitos de crianças e adolescentes. Vale ressaltar que o Conselho Tutelar é uma instituição municipal, o que faz com que a realidade e a rotina das situações encontradas variem de acordo com a realidade de cada cidade.
O conselheiro tutelar, diante de um caso denunciado, agirá para dimensionar a violação de direito com o objetivo de aplicar a medida de proteção que leve a criança ou o adolescente a superar a situação vivenciada.