BUSCAR
BUSCAR
EUA

Congresso confirma vitória de Biden após ataque de extremistas pró-Trump ao Capitólio

Em sessão conjunta, Câmara e Senado confirmaram o resultado apresentado pelo colégio eleitoral em favor do presidente eleito; Trump admite fim do mandato e fala em 'transição ordenada'
Estadão
07/01/2021 | 07:54

O Congresso dos Estados Unidos ratificou nesta quinta-feira, 7, a vitória do democrata Joe Biden na eleição presidencial no ano passado. Em uma sessão que se estendeu por toda a madrugada, retomada após a invasão do Capitólio por extremistas pró-Trump, os parlamentares confirmaram os resultados apresentados pelo colégio eleitoral e formalizaram a vitória da chapa Biden-Harris. Após o fim da sessão, Trump admitiu o fim do mandato e prometeu uma “transição ordenada”.

Com a confirmação do resultado apresentado pelos Estados – que apontou vitória da chapa democrata com 306 delegados conquistados -, não há mais nenhum obstáculo formal no caminho de Biden até a Casa Branca. A data da posse do novo presidente e de sua vice, Kamala Harris, está prevista para o dia 20 de janeiro.

Congresso confirma vitória de biden após ataque de extremistas pró-trump ao capitólio
O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, e a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, durante a certificação do resultado da eleição presidencial. Foto: EFE/EPA/J. Scott Applewhite / POOL POOL

A sessão no Congresso foi retomada seis horas depois que uma multidão de extremistas pró-Donald Trump invadiu o Capitólio após um discurso em que o presidente americano prometeu nunca admitir sua derrota, em desafio ao rito parlamentar que confirmaria a vitória democrata.

O grupo interrompeu a certificação dos votos. A polícia precisou retirar o vice-presidente Mike Pence, que presidia a sessão, e os demais legisladores do prédio em um cenário de violência que abalou um pilar da democracia americana e deixou ao menos quatro mortos.

A agitação levou a prefeita de Washington, Muriel Bowser, a declarar toque de recolher em toda a cidade das 18h de ontem até às 6h de hoje. Mais tarde, disse que o estado de emergência na cidade ficaria em vigor até o dia da posse de Biden, em 20 de janeiro.

Biden fez um pronunciamento contundente contra a violência. Ao mesmo tempo, os democratas conquistavam a maioria do Senado com as duas vitórias dos candidatos que disputaram o segundo turno na Geórgia.

Por volta das 23 horas, depois de as autoridades terem conseguido limpar o Capitólio e seus arredores, Pence, autorizou a retomada dos trabalhos pelas duas casas do Congresso, para a continuidade do processo de ratificação do resultado das eleições.

A sessão passou longe de ser o ato simbólico que costuma ser. O resultado foi validado após uma madrugada de trabalho marcada pelas objeções apresentadas por aliados de Trump nas sessões da Câmara e do Senado. Resultados de Estados como Arizona e Pensilvânia foram contestados pelos parlamentares fiéis ao presidente, mas as objeções foram rejeitadas.

Após a rejeição da objeção ao resultado eleitoral da Pensilvânia na Câmara, já na manhã desta quinta, a sessão conjunta das duas Casas Legislativas foi retomada.

Sob a condução de Pence, a sessão ocorreu sem nenhuma nova objeção. Em um curto espaço de tempo, o resultado de mais de 10 Estados foi confirmado pelo Congresso, certificando a vitória da chapa Biden-Harris.

Trump aceita o fim do mandato e promete “transição ordenada”

Momentos depois, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aceitou sua derrota e e prometeu uma “transição ordenada” após o Congresso ratificar a vitória de Biden.

“Embora eu discorde totalmente do resultado da eleição e os fatos estejam do meu lado, no entanto, haverá uma transição ordenada em 20 de janeiro”, disse Trump em um comunicado distribuído no Twitter por um de seus principais assessores, Dan Scavino.

“Eu sempre disse que continuaríamos nossa luta para garantir que apenas os votos legais fossem contados. Embora isso represente o fim do melhor primeiro mandato da história presidencial, é apenas o começo de nossa luta para tornar a América grande novamente!” ele acrescentou, citando seu lema eleitoral.

A reação de Trump veio através de Scavino porque a conta do Twitter do próprio presidente que está deixando o cargo está temporariamente suspensa, devido a mensagens nas quais ele justificou o ataque ao Capitólio por seus apoiadores.

Trump não reconheceu totalmente a derrota em sua declaração, algo que ele prometeu a seus seguidores que “nunca” faria, mas ele admitiu que seu mandato está chegando ao fim e que terá de deixar a Casa Branca em 20 de janeiro.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Memórias Póstumas de Brás Cubas está no topo de vendas da Amazon
Em segundo lugar vem O Idiota, do autor russo Fyodor Dostoyesky
21/05/2024 às 16:51
Garota de programa é presa por manter relações com mais de 200 clientes sem revelar ser portadora de HIV
Autoridades alertaram que clientes possivelmente infectados podem estar espalhados pela Costa Leste dos EUA
21/05/2024 às 13:42
“Escandaloso”, diz Biden sobre pedido de prisão contra Netanyahu
Joe Biden classificou o pedido de prisão contra Benjamin Netanyahu de “escandaloso”, por igualar autoridades israelenses e membros do Hamas
20/05/2024 às 21:28
EUA rejeitam proposta brasileira de imposto global para bilionários
Proposta, aderida por cerca de 140 países em 2021, exigiria que os multimilionários pagassem impostos no valor de pelo menos 2% da sua riqueza total todos os anos
20/05/2024 às 19:31
Presidente do Irã morre em queda de helicóptero, confirma mídia estatal
Todos os outros oito que estavam na aeronave também morreram, incluindo o ministro das Relações Exteriores do país, Hossein Amir Abdollahian
20/05/2024 às 07:37
Cometa ilumina os céus de Portugal e Espanha
Agência Espacial Europeia estimou que o objeto voou sobre os países a uma velocidade de 45 km por segundo antes de queimar sobre o Atlântico na noite de sábado 18
19/05/2024 às 17:53
Helicóptero com presidente do Irã faz pouso forçado; neblina atrapalha resgate
Segundo agência estatal, aeronave estava viajando em comboio com outras duas; equipes de resgate tentam chegar a local do pouso
19/05/2024 às 14:01
Câmara dos EUA aprova lei para forçar Biden a repassar armas a Israel
Projeto, no entanto, não deve passar pelo Senado americano e seria vetado pelo próprio presidente após tramitação
16/05/2024 às 20:08
Pesquisadores descobrem exoplaneta com a densidade de um algodão doce
De acordo astrônomos, Wasp-193b é 50% maior que Júpiter, porém, tem sete vezes menos massa
16/05/2024 às 19:37
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.