BUSCAR
BUSCAR
Naturalização

Veja o caminho que muitos potiguares seguem em busca da nacionalidade portuguesa

Entenda o processo iniciado via assessoria especializada até a conquista do sonhado passaporte português
Redação
30/09/2021 | 16:18

A “Lei dos Sefarditas” proporcionou aos brasileiros de origem judaica a busca pela cidadania portuguesa. A jornada até essa conquista, no entanto, é longa, minuciosa e passa por algumas etapas. Alexandre Santos, genealogista e diretor da Ancestralis, empresa especializada em prestar assessoria para quem deseja adquirir cidadania portuguesa pela descendência de judeus sefarditas, explica que o processo funciona em três etapas: estudo genealógico, certificação israelita e pedido de naturalização.

De início, é verificada a viabilidade do processo, gratuitamente. Feito isso, iniciam-se as etapas. Na primeira etapa, de estudo genealógico, é feita uma pesquisa profunda e elaborada da árvore genealógica da pessoa em questão. É construído o caminho geracional que leva à identificação do ancestral sefardita.

Confira o passo a passo que muitos potiguares estão seguindo em busca da nacionalidade portuguesa
Alexandre Santos, da Ancestralis, fala sobre possibilidade de nacionalidade portuguesa - Foto: Divulgação

São usados documentos, registros públicos, livros e fontes históricas que ajudam a documentar o vínculo. Segundo o diretor da Ancestralis, é muito importante que se tenha em mão informações da parte mais próxima da árvore, como a data e local onde nasceram, casaram e em alguns casos faleceram os pais, avós e bisavós.

Na segunda etapa, de certificação israelita, já com o relatório genealógico que comprova o vínculo com o antepassado sefardita, o requerente dá entrada na Comunidade Israelita de Lisboa para obter a certificação. Vale ressaltar que não precisa ser judeu para dar entrada no processo, basta ser descendente de um judeu sefardita.

Na terceira e última etapa, de pedido de naturalização, já com o certificado da Comunidade Israelita de Lisboa e o restante da documentação exigida por Portugal em mãos, o requerente parte para a etapa final junto à Conservatória dos Registros Centrais, órgão português responsável pela análise dos processos de nacionalidade.

Com tudo aprovado, a Conservatória envia os dados para o Ministério da Justiça, que é o responsável pelo deferimento do pedido de nacionalidade. Todo o processo costuma levar de 18 a 24 meses.

Com a nacionalidade deferida, cabe ao requerente solicitar a documentação portuguesa e o passaporte no Vice-Consulado de Portugal em Recife, Pernambuco. Esta é a última etapa do processo.

Lei dos Sefarditas

Os judeus sefarditas viviam na Península Ibérica (formada por Portugal e Espanha) desde antes da chegada dos cristãos. Durante a inquisição católica, nos séculos XV e XVI, esses judeus foram perseguidos, forçados à conversão ou expulsos. Muitos deles se refugiaram no Brasil. Em 2015, Portugal atualizou sua Lei de Nacionalidade Portuguesa para permitir que as pessoas que descendem desse povo possam adquirir a cidadania.

O Rio Grande do Norte é um dos estados brasileiros que possui um grande número de descendentes de judeus sefarditas, concentrados especialmente nas famílias Dantas, Azevedo, Araújo, Medeiros, Lucena, Cirne, Gurgel, Santos, dentre outras. Curiosamente, o Seridó é também um grande “celeiro” de antigas comunidades sefarditas, sendo os patriarcas de Caicó, Jardim do Seridó, Carnaúba dos Dantas e Timbaúba dos Batistas, por exemplo, delas diretamente descendentes.

Serviço

É possível obter mais informações sobre o serviço de assessoria da Ancestralis pelo Whatsapp 84.99131.7667, pelo e-mail contato.ancestralis@gmail.com, no Instagram @ancestralisgenealogia e ainda no Facebook @ancestralisgenealogia.

Cidades atendidas pela adutora Médio Oeste terão parada de abastecimento na terça-feira 7
O fornecimento de água será interrompido nas cidades de Campo Grande, Paraú, Triunfo Potiguar, Messias Targino, Janduís, Patú e nas comunidades da Serra de João do Vale
04/05/2024 às 16:00
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 28 milhões
Os seis números serão sorteados a partir das 20h, em São Paulo
04/05/2024 às 11:36
Supremo julgará marco temporal em sessão presencial
Data da análise do caso ainda não foi definida
03/05/2024 às 21:57
Lula sanciona marco legal dos jogos eletrônicos no Brasil
Texto regulamenta cadeia produtiva e comercial do setor
03/05/2024 às 20:24
Presidente Lula prorroga GLO em portos e aeroportos por mais 30 dias
Decreto é publicado em edição extra do Diário Oficial da União
03/05/2024 às 18:59
Pastor diz em culto que beijou filha na boca: “Nossa, que mulherão”; polícia investiga
Vídeo em que pastor fala sobre beijos em filha viralizou nas redes sociais. Segundo ele, intuito era mostrar que o papel do pai é de valorização de seus filhos.
03/05/2024 às 16:12
WhatsApp deixa de funcionar em 35 modelos de celulares; veja lista
Lista com 35 modelos inclui Androids, como Motorola, Lenovo, Huawei, Xiaomi, LG, Sony e Samsung, e alguns iPhones.
01/05/2024 às 10:37
Cachorro de pelo preto fica completamente branco por causa de vitiligo; entenda
O tutor Matt Smith relata que notou manchas brancas perto da boca e do queixo de Buster antes delas se espalharem por todo seu rosto e corpo.
01/05/2024 às 07:36
Contran permite que motoristas solicitem o cancelamento da CNH
Pedido pode ser feito sem a necessidade de apresentar motivação
30/04/2024 às 21:19
Vivara é condenada por exigir padrão de beleza em processo de seleção
Empresa orientou analista de recrutamento e seleção para escolher mulheres magras, de cabelos longos e lisos para trabalhar na Vivara
30/04/2024 às 21:08
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.