29/06/2022 | 13:24
Nesta terça-feira, 28, a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), participou da Primeira Marcha de Enfrentamento ao Trabalho Infantil da Zona Oeste. Representantes das organizações governamentais, não-governamentais e da sociedade civil participaram da marcha, que tinha como objetivo denunciar e sensibilizar as pessoas em relação à exploração do trabalho de crianças e adolescentes.
A concentração aconteceu às 15h, na Avenida Capitão Mor-Gouveia, na Cidade da Esperança. A ação serviu para conscientizar a sociedade sobre a necessidade de erradicação do trabalho infantil e para fortalecer a atuação da rede de proteção que cuida dos direitos das crianças e dos adolescentes em Natal.
“Esse é um dos maiores problemas que temos enfrentado nos últimos tempos. Participamos da marcha com o objetivo de sensibilizar a população, para que esteja conosco combatendo esse problema que, muitas vezes, traz danos irreparáveis. O trabalho infantil tem tirado centenas de crianças e adolescentes da escola e isso é prejudicial ao seu processo de formação, não só educacional, mas também pessoal. Criança dá trabalho, criança não trabalha”, disse Ana Marta Nogueira, que é coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), de Felipe Camarão e estava presente no evento.
O alto índice de trabalho infantil na Zona Oeste da capital Potiguar fez com que surgisse a ideia de realizar a marcha. Projetos sociais e outros equipamentos públicos de áreas ligadas à assistência social também participaram da marcha.
Diversas ações que previnem e combatem o trabalho infantil estão sendo realizadas em Natal, durante todo o ano, por meio da Semtas.
Com informações, Prefeitura do Natal.