BUSCAR
BUSCAR
Fiscalização

Crea assume papel de relevância na segurança do público no Carnatal 2024

Fiscalização reúne CREA-RN, CAU, Corpo de Bombeiros e outros órgãos para garantir segurança e estrutura de qualidade no evento
Redação
05/12/2024 | 05:09

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea-RN) assumiu o compromisso com a segurança do público do Carnatal 2024 ao participar da Fiscalização Preventiva Integrada do evento. Junto da Neoenergia Cosern, o Corpo de Bombeiros do RN, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RN (Cau/RN) e o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape-RN), o Crea informou que os arremates finais já estão em andamento.

O presidente do Crea-RN, Roberto Wagner, esteve liderando a equipe do Conselho no Arena das Dunas nesta quarta-feira 4, local que receberá os foliões do Carnatal 2024. “Estamos fazendo os arremates finais para ver se tem alguma não conformidade para dar tempo do realizador sanar e ter um evento seguro, essa é a intenção hoje de todos os órgãos que estão aqui”, disse.

Segundo Roberto, houve uma evolução nas estruturas dos camarotes neste ano. “A gente fez questão de convidar o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia que estavam inclusive alinhando as estruturas metálicas que ficam sustentando os camarotes. A gente percebe uma grande evolução nas estruturas, que antes eram arranjos de madeira e agora não, a gente vê uma estrutura mais projetada que dá mais segurança para quem está aqui”, afirmou. Ligado ao Crea na fiscalização, o Ibape-RN é formado por engenheiros e arquitetos integrantes de 18 institutos de âmbito estadual.

“Podemos até dizer que hoje estamos no canteiro de obras do Carnatal. A fiscalização já vem fazendo o seu trabalho há alguns dias. A gente já constatou cinco empresas de engenharia envolvidas aqui em diversos sistemas, dez engenheiros, profissionais diversos também responsáveis”, completou.

O papel do CREA no local é fazer a fiscalização final, ao convidar uma equipe multidisciplinar para que nenhum detalhe passe despercebido. “Tem vários órgãos envolvidos, cada um com a sua ótica para, mais uma vez, termos um Carnatal seguro”, concluiu.

Presente também na fiscalização, a presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-RN), Patrícia Luz de Macedo afirmou que é um momento importante para a cidade, com um evento relevante para a economia potiguar. “Ele também precisa oferecer segurança, precisa que a gente diga à sociedade que é um ambiente seguro”, disse.

“Os arquitetos, devidamente registrados no CAU, estão presentes para oferecer, como eu disse, a segurança. O CAU também chega para aquela parte da arquitetura de interiores, que é aqueles ambientes bonitos, arrumados, para propiciar tudo isso que essa festa merece. Que seja uma grande festa, segura e com o respaldo desses conselhos profissionais”, afirmou.

Um dos organizadores do Carnatal, Felinto Filho, destacou que a fiscalização é o ponto máximo de responsabilidade e transparência, que deixa a organização do evento ainda mais completa.

“O projeto fica materializado, de fato, com a fiscalização e a visita de todos os órgãos. Nós estamos aqui com um ambiente maior do que nas outras edições, com uma expectativa do público ser de 35% maior do que a edição do ano passado e nada melhor do que os órgãos fiscalizadores abraçados a esse projeto, referendando e tranquilizando a sociedade e também atestando o profissionalismo dos organizadores e do bom produto que é a cidade do Carnatal”, ressaltou.

WhatsApp Image 2024 12 05 at 13.37.29
Fiscalização do Conselho Regional dos Técnicos Industriais no Carnatal / Foto: Divulgação
NOTÍCIAS RELACIONADAS
PM prende dupla por tráfico de drogas na comunidade Novo Horizonte, Zona Oeste de Natal
Na abordagem foi encontrado com eles cerca de 550g de maconha, quatro aparelhos de telefone celular, material para acondicionamento das drogas e certa quantia em dinheiro fracionado
20/01/2025 às 09:22
CPRE captura foragido da justiça na zona Oeste de Natal
Ação se deu durante patrulhamento tático com abordagens na zona Oeste de Natal
19/01/2025 às 17:20
Catador encontra feto no lixo em Parnamirim
Conforme informações da Polícia Militar, o feto tinha entre sete e nove meses de gestação
19/01/2025 às 16:04
PM detém falso policial com arma de fogo na Zona Norte de Natal
Acusado afirmou ser policial penal e apresentou uma identidade funcional de agente penitenciário
19/01/2025 às 15:20
Guarda Municipal apreende adolescente suspeito de atos infracionais em unidade de acolhimento em Natal
Jovem é acusado de tentativa de homicídio, ameaça e dano ao patrimônio público
19/01/2025 às 14:07
Casal de idosos é agredido durante assalto na própria casa na Zona Norte de Natal
Suspeito ainda não foi identificado e segue foragido
19/01/2025 às 10:06
“Segunda de Vagabundo” é reconhecida como patrimônio imaterial de Natal
Lei nº 7.815 foi publicada através do Diário Oficial do Município nesta sexta-feira 17
18/01/2025 às 15:47
1°BPM prende dupla após assalto a ônibus na Cidade Alta
Trabalhador relatou ter sido vítima de um roubo enquanto dirigia o ônibus da linha B
18/01/2025 às 14:57
Lixo, buracos e fiscalização insuficiente prejudicam obra na praia de Ponta Negra
Turistas e moradores falam sobre velhos problemas da orla, enquanto a gestão municipal realiza a engorda de Ponta Negra
18/01/2025 às 05:21
SEMPLA propõe parceria com IFRN para modernizar gestão pública em Natal
Proposta de parceria da SEMPLA está fundamentada em legislações específicas que regulam a cessão do SUAP para outros entes públicos
17/01/2025 às 15:18