BUSCAR
BUSCAR
Homenagem
Câmara votará projeto para mudar nome da Salgado Filho para “Avenida Nevaldo Rocha”
Projeto chegou a entrar na pauta de votações da sessão desta terça-feira (19), mas um acordo entre as bancadas de governo e oposição empurrou a análise para o dia 27 de agosto. Prefeito Álvaro Dias quer homenagear Nevaldo Rocha porque avenida dá acesso ao shopping Midway Mall
Tiago Rebolo
19/08/2020 | 08:11

A Câmara Municipal de Natal marcou para a próxima semana a votação de um projeto de lei que altera o nome de uma das principais avenidas da cidade: a Senador Salgado Filho. A proposta, enviada à Câmara pelo prefeito Álvaro Dias, é para que a via passe a homenagear o empresário Nevaldo Rocha, que morreu em junho, aos 91 anos.

O projeto chegou a entrar na pauta de votações da sessão desta terça-feira (19), mas um acordo entre as bancadas de governo e oposição empurrou a análise para o dia 27 de agosto (quinta-feira da semana que vem). O pedido do adiamento foi feito pelo vereador Maurício Gurgel (PV), aprovado pelos demais parlamentares após intenso bate-boca.

Segundo Maurício Gurgel, antes de ser votado, o projeto precisa ser melhor discutido com a população, principalmente com os moradores e comerciantes da avenida.

“O prefeito faz o que quer nessa cidade e ninguém diz nada. Imagine consultar o povo em uma mudança de rua. Jamais ele vai consultar. Mas é uma avenida extensa, relevante. Ele escutou alguém? O povo está sabendo dessa votação? As pessoas precisam ser consultadas. É um absurdo o que está acontecendo aqui”, enfatizou o parlamentar.

A vereadora Ana Paula Araújo (PL) também criticou a pressa da bancada governista para aprovar o texto e se disse surpresa com a inclusão do projeto na pauta de votações, de última hora. Ela defendeu que a análise do tema seja postergada porque não é urgente e pediu que a Câmara priorize a votação de temas ligados à atual crise. Ela chamou, ainda, atenção do Ministério Público para possível motivação eleitoral para a mudança do nome da rua. “É necessário calma e bom senso”, declarou.

O líder do governo na Casa, Kléber Fernandes (PSDB), ressaltou que o projeto para mudança do nome da avenida está sob análise da Câmara há cerca de um mês e que, regimentalmente, já pode ir à votação porque passou por todas as comissões. Ele frisou, ainda, que a Câmara comumente vota mudança em nomes de ruas e minimizou a necessidade de um debate mais amplo sobre a matéria.

“Nós vereadores somos as pessoas legitimamente escolhidas pelo povo para decidir acerca dessas questões. Somos porta-vozes da população. Estamos legitimados para fazer a alteração do nome da rua, até porque é uma questão de justiça ao trabalho, ao legado, ao histórico, à dedicação e ao serviço prestado de Nevaldo Rocha”, complementou.

A vereadora Júlia Arruda (PCdoB) também criticou a rapidez com que o projeto apareceu para votação em plenário. Ela sugeriu a existência de um “lobby” para que os vereadores governistas aprovassem a matéria de forma célere.

“Causa estranheza. O que tem por trás desse projeto? Que tipo de lobby, que tipo de articulação? Beneficiar quem? Essa articulação dos bastidores causa estranheza. Em plena pandemia, que tanto interesse tem por trás dessa votação? Estamos aqui dando celeridade, fazendo todas as piruetas e malabarismos para votar nome de rua? É lamentável. Se for dessa forma, açodada, com rolo compressor… A gente tem que usar do bom senso. Somos minoria (oposição), mas precisamos ser respeitados como qualquer vereador aqui”, ressaltou.

A vereadora Nina Souza (PDT) repudiou a fala da colega e pediu respeito aos parlamentares da base de Álvaro Dias. “Gostaria que Vossa Excelência nos respeitasse, ou pelo menos me respeitasse. A senhora não pode acusar de lobby, não pode usar os termos que Vossa Excelência usou. A senhora me respeite. Eu não aceito isso”, complementou Nina. “Respeito é bom e tudo mundo gosta”, rebateu Júlia.

O prefeito Álvaro Dias quer homenagear Nevaldo Rocha com a mudança do nome da avenida porque a Salgado Filho é hoje a principal via de acesso ao shopping Midway Mall – construído pelo grupo empresarial de Nevaldo, o Grupo Guararapes.

A avenida Salgado Filho tem aproximadamente 4 quilômetros de extensão. É a prorrogação da BR-101, começando nas imediações do conjunto Mirassol, na Zona Sul, terminando no cruzamento com a Avenida Alexandrino de Alencar, no Tirol. Depois desse trecho, ela se transforma em Avenida Hermes da Fonseca.

Quem foi Salgado Filho?

Homenageado com o batismo da principal avenida da capital potiguar, Joaquim Pedro Salgado Filho nasceu em Porto Alegre (RS) no dia 2 de julho de 1888. Ele foi magistrado, senador, apoiou Getúlio Vargas em 1930 e foi o primeiro ministro da Aeronáutica.

Ele foi um dos criadores do Correio Aéreo Nacional e da Escola de Aeronáutica, que resultou na separação da Força Aérea Brasileira do Exército. Estimulou a criação de aeroportos para aviação comercial no Brasil.

Além do Rio Grande do Sul, existe diversas homenagens ao Salgado Filho em Belo Horizonte, Aracaju, Rio de Janeiro, Porto Velho, Osasco, Recife, Natal e Curitiba. Existe um município do Paraná que recebe o seu nome. Já no Rio, ele é nome de hospital municipal.

Em Belo Horizonte existe uma escola municipal com o nome dele, além de um bairro. A capital do Sergipe também tem um bairro em homenagem ao Salgado Filho. Além de Natal, existe uma avenida de mesmo nome em Curitiba.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.