BUSCAR
BUSCAR
Segurança

Câmara de Natal homenageia 33 anos da Guarda Municipal

Durante a sessão solene foram homenageados 35 guardas municipais, dois quais a maioria ingressou na GMN desde a criação da corporação
Redação
13/06/2024 | 07:48

A Câmara Municipal de Natal realizou nesta semana, por proposição do presidente Eriko Jácome (PP), uma sessão solene para comemorar os 33 anos de criação da Guarda Municipal.

A corporação, que integra o quadro da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), possui um efetivo de 417 guardas municipais. Foi criada no primeiro mandato de Wilma Maria de Faria como prefeita, em junho de 1991, tendo o primeiro concurso público ofertado 200 vagas, já igualmente divididas entre homens e mulheres.

Guarda Municipal
Presidente Eriko Jácome foi autor da solenidade em homenagem à Guarda - Foto: VERÔNICA MACEDO / CMN

“É com imenso orgulho e profunda gratidão que nos reunimos para prestar essa homenagem, que busca reconhecer os 33 anos de serviços, dedicação, coragem e compromisso de cada membro desta instituição, que tem trabalhado incansavelmente para garantir a segurança e o bem-estar de nossa cidade. Por isso, reafirmo aqui o meu compromisso em apoiar a Guarda Municipal de Natal em todas as suas necessidades”, ressaltou o presidente da Casa e propositor da sessão solene, vereador Eriko Jácome.

Criada para realizar a proteção dos bens, serviços e instalações do Município, bem como colaborar com a segurança pública e preservação do meio ambiente, atualmente a GMN, como parte integrante das forças de segurança à disposição dos natalenses, atua em rondas e por demandas acionadas através do Ciosp (190) da Polícia Militar.

Durante a sessão solene foram homenageados 35 guardas municipais, dois quais a maioria ingressou na GMN desde a criação da corporação.