BUSCAR
BUSCAR
Segurança pública

Caicó avança na segurança e mira se tornar referência no combate ao crime organizado

De acordo com o delegado Leonardo Germano, avanço nos indicadores é atribuído à reestruturação da Polícia Civil e à intensificação de operações qualificadas
Redação
14/01/2025 | 17:38

A cidade de Caicó, no Seridó potiguar, tem apresentado redução nos índices de violência, devido ao impacto de ações integradas das forças de segurança. Segundo o delegado Leonardo Germano, titular da terceira Delegacia Regional da Polícia Civil do Seridó, os avanços são expressivos e têm como meta transformar o município em referência estadual no enfrentamento ao crime organizado.

De acordo com o delegado Germano, o índice de homicídios e mortes violentas intencionais na região teve uma redução de 18% entre 2023 e 2024. Em Caicó, a queda foi de 8%. Os números de crimes patrimoniais violentos, como roubos, também apresentaram uma diminuição.

leonardo germano
Delegado Leonardo Germano. Foto: Reprodução

“Nós saímos de uma realidade de 245 roubos registrados na Polícia Civil em 2023, apenas em Caicó, para 131 em 2024, o que representa uma redução de 42%,” destacou. No âmbito regional, que abrange 12 cidades, o número de roubos caiu de 300 em 2022 para 163 em 2024, uma redução de 40%. “É uma melhora expressiva, mas ainda há uma margem importante para avançar e melhorar esses números,” ponderou Germano.

O avanço nos indicadores é atribuído à reestruturação da Polícia Civil e à intensificação de operações qualificadas. “Tivemos uma série de nomeações de novos policiais civis, delegados, escrivães e agentes. Antes, apenas eu e o doutor Ricardo respondíamos por oito distritos policiais. Hoje, temos delegados e equipes completas em todas as unidades,” explicou o delegado. Em 2024, a terceira delegacia regional realizou 312 operações, incluindo prisões e apreensões. “Somente em Caicó, foram 110 prisões pela Polícia Civil, além de medidas cautelares e investigações qualificadas,” ressaltou Germano.

Entre as ações destacadas, estão as operações Portelinha, que desarticulou uma organização criminosa paulista tentando se estabelecer em Santana do Matos, e Teatro, com dez prisões de suspeitos ligados ao tráfico de drogas em Caicó.

O combate às facções criminosas é prioridade para 2025. “Queremos transformar Caicó em um centro de referência no combate ao crime organizado no Rio Grande do Norte. O foco é desarticular líderes de facções e financiadores do crime organizado,” afirmou Germano. Segundo ele, o Núcleo de Investigação Qualificada (NIC) da cidade desempenha um papel essencial nesse enfrentamento, atuando em investigações complexas e fornecendo suporte técnico às unidades.

Outro fator que tem contribuído para a eficiência das investigações é o apoio técnico do ITEP, que conta com equipe própria em Caicó desde 2008. “Antes, a perícia vinha de Natal, o que dificultava o andamento das investigações. Hoje, temos o suporte técnico necessário para imprimir celeridade e qualidade às provas,” ressaltou o delegado.

Apesar dos avanços, Germano aponta a necessidade de melhorias na infraestrutura da terceira delegacia regional, que funciona 24 horas por dia, todos os dias do ano. “Estamos buscando recursos para uma reforma básica no prédio e para a aquisição de equipamentos de investigação,” explicou.

O delegado elogiou a sintonia entre as forças de segurança na região. “Há uma absoluta sintonia entre Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e ITEP, coordenada pelo nosso secretário de Segurança Pública. Esse trabalho integrado tem sido fundamental para a redução dos índices de violência,” destacou.

O objetivo principal para 2025 é qualificar ainda mais as operações. “Não basta prender o autor de um roubo. É necessário desarticular quem financia e organiza esses crimes. Queremos apresentar números que reflitam prisões de relevância na hierarquia do crime organizado,” afirmou Germano. Além disso, o delegado destacou o trabalho preventivo e repressivo da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAN), que tem atuado contra crimes sexuais e será peça-chave no combate à exploração sexual durante o carnaval deste ano.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
PM persegue suspeitos e recupera objetos roubados em Ceará-Mirim, no RN
Policiais militares foram acionados onde uma família estaria sendo mantida refém para a prática de roubo
25/01/2025 às 17:32
Boletim aponta 47 trechos de praias próprios para banho e 4 impróprios no RN
Para o período do verão, o Programa de Balneabilidade do Idema amplia o rol de áreas analisadas
25/01/2025 às 14:56
Homem suspeito de atirar em criança de 12 anos é preso em Caraúbas
O crime ocorreu em Mossoró e o suspeito foi encontrado no município de Caraúbas
25/01/2025 às 14:11
Sem apoio municipal e interdição do Nogueirão, futebol de Mossoró vive crise
Vice-presidente do Potiguar, Djalma Júnior critica gestão municipal pela ausência de diálogo com os clubes
25/01/2025 às 10:42
MPRN denuncia Carlos Eduardo e Raniere Barbosa por superfaturamento em contratos de iluminação pública
Irregularidades teriam ocorrido entre os anos de 2013 e 2017
25/01/2025 às 05:40
Bordado do Seridó enfrenta desafios para sobreviver e atrair jovens em meio à modernidade
Artesãs como Iracema Nogueira lutam por incentivos e valorização financeira para preservar a tradição reconhecida no RN
25/01/2025 às 05:38
PRF intensifica fiscalização contra excesso de velocidade e uso de arrebites
Foco está no combate a substâncias ilícitas e na preservação da segurança nas rodovias
25/01/2025 às 05:33
“Operação Sucata”: Polícia Civil prende suspeito por receptação em Natal
Quatro estabelecimentos foram fiscalizados, sendo dois em Natal e os outros em Macaíba
24/01/2025 às 16:07
Sistema Penitenciário do RN recebe novos veículos
SEAP está em processo de aquisição de novos veículos com cela por meio de recursos federais da ordem de R$ 4 milhões
24/01/2025 às 14:11
Reservatórios do RN: Dinamarca é o primeiro a sangrar em 2025
Manancial possui capacidade para 2.724.425 m³, e começou a sangrar, por volta das 15h
24/01/2025 às 13:55