BUSCAR
BUSCAR
Segurança pública

Caicó avança na segurança e mira se tornar referência no combate ao crime organizado

De acordo com o delegado Leonardo Germano, avanço nos indicadores é atribuído à reestruturação da Polícia Civil e à intensificação de operações qualificadas
Redação
14/01/2025 | 17:38

A cidade de Caicó, no Seridó potiguar, tem apresentado redução nos índices de violência, devido ao impacto de ações integradas das forças de segurança. Segundo o delegado Leonardo Germano, titular da terceira Delegacia Regional da Polícia Civil do Seridó, os avanços são expressivos e têm como meta transformar o município em referência estadual no enfrentamento ao crime organizado.

De acordo com o delegado Germano, o índice de homicídios e mortes violentas intencionais na região teve uma redução de 18% entre 2023 e 2024. Em Caicó, a queda foi de 8%. Os números de crimes patrimoniais violentos, como roubos, também apresentaram uma diminuição.

leonardo germano
Delegado Leonardo Germano. Foto: Reprodução

“Nós saímos de uma realidade de 245 roubos registrados na Polícia Civil em 2023, apenas em Caicó, para 131 em 2024, o que representa uma redução de 42%,” destacou. No âmbito regional, que abrange 12 cidades, o número de roubos caiu de 300 em 2022 para 163 em 2024, uma redução de 40%. “É uma melhora expressiva, mas ainda há uma margem importante para avançar e melhorar esses números,” ponderou Germano.

O avanço nos indicadores é atribuído à reestruturação da Polícia Civil e à intensificação de operações qualificadas. “Tivemos uma série de nomeações de novos policiais civis, delegados, escrivães e agentes. Antes, apenas eu e o doutor Ricardo respondíamos por oito distritos policiais. Hoje, temos delegados e equipes completas em todas as unidades,” explicou o delegado. Em 2024, a terceira delegacia regional realizou 312 operações, incluindo prisões e apreensões. “Somente em Caicó, foram 110 prisões pela Polícia Civil, além de medidas cautelares e investigações qualificadas,” ressaltou Germano.

Entre as ações destacadas, estão as operações Portelinha, que desarticulou uma organização criminosa paulista tentando se estabelecer em Santana do Matos, e Teatro, com dez prisões de suspeitos ligados ao tráfico de drogas em Caicó.

O combate às facções criminosas é prioridade para 2025. “Queremos transformar Caicó em um centro de referência no combate ao crime organizado no Rio Grande do Norte. O foco é desarticular líderes de facções e financiadores do crime organizado,” afirmou Germano. Segundo ele, o Núcleo de Investigação Qualificada (NIC) da cidade desempenha um papel essencial nesse enfrentamento, atuando em investigações complexas e fornecendo suporte técnico às unidades.

Outro fator que tem contribuído para a eficiência das investigações é o apoio técnico do ITEP, que conta com equipe própria em Caicó desde 2008. “Antes, a perícia vinha de Natal, o que dificultava o andamento das investigações. Hoje, temos o suporte técnico necessário para imprimir celeridade e qualidade às provas,” ressaltou o delegado.

Apesar dos avanços, Germano aponta a necessidade de melhorias na infraestrutura da terceira delegacia regional, que funciona 24 horas por dia, todos os dias do ano. “Estamos buscando recursos para uma reforma básica no prédio e para a aquisição de equipamentos de investigação,” explicou.

O delegado elogiou a sintonia entre as forças de segurança na região. “Há uma absoluta sintonia entre Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e ITEP, coordenada pelo nosso secretário de Segurança Pública. Esse trabalho integrado tem sido fundamental para a redução dos índices de violência,” destacou.

O objetivo principal para 2025 é qualificar ainda mais as operações. “Não basta prender o autor de um roubo. É necessário desarticular quem financia e organiza esses crimes. Queremos apresentar números que reflitam prisões de relevância na hierarquia do crime organizado,” afirmou Germano. Além disso, o delegado destacou o trabalho preventivo e repressivo da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAN), que tem atuado contra crimes sexuais e será peça-chave no combate à exploração sexual durante o carnaval deste ano.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Promotor é condenado por atropelar médico com quadriciclo no litoral do RN
Pena foi de cinco anos de reclusão por homicídio culposo
08/02/2025 às 09:01
Açude Gargalheiras, no RN, atinge 75% da capacidade após as últimas chuvas
Volume vem crescendo rapidamente. Na 1ª semana de fevereiro do ano passado, o Gargalheiras acumulava menos de 5% da capacidade
08/02/2025 às 08:36
Com 8 notas acima de 950 por 1.000 alunos, RN conquista topo no Enem 2024
Avanço educacional reflete investimentos em ensino integral, tecnologia e alfabetização
08/02/2025 às 05:01
Governo do RN inaugura primeira unidade regional de ortopedia em Macaíba
Serviço de baixa e média complexidade atenderá seis municípios da Região Metropolitana e desafogará o Hospital Walfredo Gurgel
07/02/2025 às 19:53
Mossoró é uma das 10 prefeituras com maior engajamento nas redes sociais em 2024
Ranking da SocialMediaGov coloca cidade como única não capital do Norte e Nordeste na lista; secretário comemora resultado
07/02/2025 às 18:46
Governo Federal reduz repasses a instituições sociais de Natal em até 50%
Corte afeta Fundo Municipal de Assistência Social e compromete serviços essenciais; SEMTAS alerta para suspensão de parcerias
07/02/2025 às 18:15
Mulher será indenizada em R$ 10 mil após consumir leite condensado estragado em Ceará-Mirim
Mulher foi diagnosticada com diarreia e gastroenterite de origem infecciosa presumível, necessitando fazer uso de medicamentos
07/02/2025 às 17:19
“Só serve para perseguir políticos de direita”, diz Bolsonaro sobre Lei da Ficha Limpa
Ele argumentou que a legislação tem sido usada como uma ferramenta de perseguição contra políticos de direita
07/02/2025 às 16:58
Dodô de Beija, um dos fundadores do Bloco os Cão, morre aos 84 anos
Dodô sofreu um infarto e faleceu por volta das 2h30, na UPA Pajuçara, na zona Norte da capital
07/02/2025 às 16:06
RN tem o melhor desempenho entre estudantes de escolas públicas na redação do Enem
Ensino potiguar tem o maior número médio de estudantes oriundos de escolas públicas com notas acima de 950
07/02/2025 às 14:49