BUSCAR
BUSCAR
Dados

Caged registra criação de 247 mil postos de trabalho em setembro

Número representa alta de 21% em relação ao mesmo mês de 2023
Agência Brasil
30/10/2024 | 16:27

A criação de emprego formal subiu em setembro. Segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, 247.818 postos de trabalho com carteira assinada foram abertos no último mês. O indicador mede a diferença entre contratações e demissões.ebcebc

A criação de empregos subiu 21,1% em relação ao mesmo mês do ano passado. Em setembro de 2023, tinham sido criados 204.670 postos de trabalho, nos dados com ajuste, que consideram declarações entregues em atraso pelos empregadores. Em relação aos meses de setembro, o volume foi o maior desde 2022.

Senac RN realiza processo seletivo para 300 vagas de emprego nesta quinta 26 - Foto: José Aldenir/Agora RN
Caged registra criação de 247 mil postos de trabalho em setembro - Foto: José Aldenir/Agora RN

Nos nove primeiros meses do ano, foram abertas 1.981.557 vagas. Esse resultado é 24% mais alto que no mesmo período do ano passado. A comparação considera os dados com ajustes, quando o Ministério do Trabalho registra declarações entregues fora do prazo pelos empregadores e retifica os dados de meses anteriores.

O resultado acumulado é o maior desde 2022, quando tinham sido criados 2.181.100 postos de trabalho de janeiro a setembro. A mudança da metodologia do Caged não torna possível a comparação com anos anteriores a 2020.

Leia também: Empregos existem, mas falta interesse, diz estudo da Confederação do Comércio

Setores

Na divisão por ramos de atividade, quatro dos cinco setores pesquisados criaram empregos formais em setembro. A estatística foi liderada pelos serviços, com a abertura de 128.354 postos, seguidos pela indústria (de transformação, de extração e de outros tipos), com 59.827 postos a mais. Em terceiro lugar, vem o comércio, com a criação de 44.622 postos de trabalho.

O nível de emprego aumentou na construção civil, com a abertura de 17.024 postos. Com a pressão pelo fim da safra de vários produtos, a agropecuária foi o único setor com saldo negativo, eliminando 2.004 vagas no mês passado.

Destaques

Nos serviços, a criação de empregos foi puxada pelo segmento de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas, com a abertura de 55.860 postos formais. A categoria de administração pública, defesa e seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais abriu 31.046 vagas.

Na indústria, o destaque positivo ficou com a indústria de transformação, que contratou 45.803 trabalhadores a mais do que demitiu. Em segundo lugar, ficou o segmento de água, esgoto, gestão de resíduos e descontaminação, que abriu 2.285 vagas.

As estatísticas do Caged apresentadas a partir 2020 não detalham as contratações e demissões por segmentos do comércio. A série histórica anterior separava os dados do comércio atacadista e varejista.

Regiões

Todas as cinco regiões brasileiras criaram empregos com carteira assinada em setembro. O Sudeste liderou a abertura de vagas, com 98.282 postos a mais, seguido pelo Nordeste, com 77.175 postos. Em seguida, vem o Sul, com 38.140 postos. O Norte abriu 15.609 postos de trabalho, e o Centro-Oeste criou 15.362 vagas formais no mês passado, tendo o menor desempenho por causa do fim da safra.

Na divisão por unidades da Federação, todas registraram saldo positivo. Os destaques na criação de empregos foram São Paulo (+57.067 postos), Rio de Janeiro (+19.740) e Pernambuco (+17.851). Os números mais baixos de abertura de vagas foram registrados em Rondônia (+599), em Roraima (+729) e no Acre (+955).

NOTÍCIAS RELACIONADAS
“Vou para a cadeia, não vou fugir do Brasil”, diz Bolsonaro
Declaração foi feita em uma entrevista à CNN Brasil
23/01/2025 às 17:11
Bolsonaro fala em Michelle candidata e plano de assumir Casa Civil
Ex-presidente admitiu a possiblidade de colocar sua esposa como cabeça de chapa nas eleições de 2026
23/01/2025 às 15:35
Candidatos podem se inscrever no Revalida de 27 a 31 de janeiro
Prova para médicos formados no exterior serão aplicadas em 23 de março
23/01/2025 às 15:15
Funcionária de boate é agredida por cliente com banco de madeira
Caso aconteceu no Mato Grosso no último dia 15 de janeiro
23/01/2025 às 14:42
Fernanda Torres se pronuncia após indicação ao Oscar 2025
Filme concorre nas categorias "Melhor Filme Internacional", "Melhor Atriz" e "Melhor Filme"
23/01/2025 às 14:26
Prouni 2025: inscrições começam nesta sexta-feira
Inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet até dia 28
23/01/2025 às 12:21
Homem viraliza com criação de capas para motocicletas
Empresário e proprietário de uma loja de motopeças é conhecido como "Valdir de Granja e é do Ceará
23/01/2025 às 11:45
Homem anda com corpo da mãe em cadeira de rodas pelas ruas do Rio de Janeiro
Polícia Militar foi acionada e ao chegar no local constatou a morte da mulher
23/01/2025 às 11:27
Criança de 1 ano é resgatada após ficar presa em panela de pressão
Criança estava no banheiro brincando com alguns brinquedos e uma panela de pressão com água, quando entrou no recipiente e não conseguiu mais sair
23/01/2025 às 11:14
Ainda Estou Aqui concorre em três categorias no Oscar 2025; Fernanda Torres é indicada a melhor atriz
Pela primeira vez na história, o Brasil foi indicado na categoria de Melhor Filme
23/01/2025 às 10:57