BUSCAR
BUSCAR
Dança

Ballet Municipal encerra atividades de 2025 com espetáculo no Teatro Alberto Maranhão

“O Pavão Misterioso” foi apresentado em duas sessões e reuniu quase 200 bailarinos
Agora RN
14/12/2025 | 08:10

A encenação do espetáculo O Pavão Misterioso encerrou as atividades oficiais do Ballet Municipal Professor Roosevelt Pimenta em 2025. As apresentações ocorreram em duas sessões nesta sexta-feira 12, no Teatro Alberto Maranhão (TAM), com quase 200 bailarinos em cena.

Inspirado no livro de Ronaldo Correia de Brito e Assis Lima, o espetáculo é uma adaptação de um dos mais conhecidos cordéis nordestinos e, neste ano, foi apresentado em formato de dança pelo Ballet Municipal.

image
Apresentação do espetáculo “O Pavão Misterioso” reuniu quase 200 bailarinos no palco do Teatro Alberto Maranhão, em Natal. - Foto: Magnus Nascimento/Secom

Presente ao TAM, a secretária municipal de Cultura, Iracy Azevedo, comentou a relação entre os produtos culturais da Prefeitura e o público. “Em 2026, veremos muito mais o Ballet e a Sinfônica de Natal em apresentações públicas e gratuitas pela cidade”, afirmou.

De acordo com o coreógrafo e autor da montagem, Dimas Carlos, a apresentação encerra o calendário anual do Ballet, mas integra um processo iniciado com uma nova metodologia de ensino, baseada no método da dança clássica russa Vaganova.

“Ao longo dos seus mais de 50 anos de história, o Ballet Municipal experimentou diferentes metodologias de dança: francesa, italiana e cubana. Mas agora adotamos o estilo da dança clássica russa, usado pelo Bolshoi, e iremos, em breve, mostrar o resultado desse trabalho”, explicou.

Dimas, que está há 11 anos à frente do Núcleo de Dança da Funcarte, informou que um novo espetáculo está em fase de montagem e abordará a história da arte, da Commedia dell’Arte até os dias atuais.

“Hoje temos um formato acadêmico de ensino, em que técnica e arte caminham juntas de forma apurada. Daqui a alguns anos, formaremos a primeira turma. É um avanço inédito no Ballet da cidade”, disse. Segundo ele, em 2025 o Ballet atendeu 150 alunos, e novas inscrições devem ser abertas pela Funcarte.

Entre o público, a funcionária pública Graça Oliveira comentou a experiência de assistir ao espetáculo. “É a oportunidade de levarmos nossos filhos para assistir a uma peça de qualidade e gratuita, com talentos também da idade dela no palco. É uma inspiração e um lazer. Está tudo muito bonito”, afirmou.

No próximo dia 28, uma suíte do espetáculo será apresentada no Passo da Pátria, com participação do Ballet Municipal e da Banda Sinfônica de Natal em formação reduzida, com duração aproximada de 15 minutos.

Receba as notícias do RN no seu WhatsApp. Basta entrar no canal do Agora RN.

📲 Viu algo? Mande sua pauta para o Zap da Redação: (84) 98117-5384