A aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) que fará o primeiro voo de repatriação de brasileiros no Líbano chegou a Beirute, capital libanesa, às 17h22 (horário local) – 11h22 (no horário de Brasília) – deste sábado 5.
O avião, empregado na Operação Raízes do Cedro, partiu de Lisboa, em Portugal, no início da manhã.
A expectativa é que 220 brasileiros e familiares retornem ao país nesta primeira fase da operação. O objetivo é trazer ao país até 500 pessoas por semana.
Estima-se que 20 mil brasileiros morem em território libanês. O Ministério das Relações Exteriores (MRE) contabiliza cerca de 3 mil brasileiros que desejam deixar o país, em meio à escalada das operações militares das Forças Armadas de Israel.
A repatriação estava prevista para sexta-feira 4, mas foi adiada para análise das condições de segurança. Na noite de quinta, os bombardeios israelenses em direção ao Líbano foram intensificados. Até mesmo áreas próximas do aeroporto de Beirute chegaram a ser atingidas.
Leia também: Número de mortos em ataque a Beirute sobe para nove, diz governo libanês
Voo para repatriar brasileiros no Líbano tem lista com 215 nomes
A lista para o primeiro voo de repatriação de brasileiros no Líbano conta com 215 nomes. Destes, 70% são mulheres e crianças, de acordo com integrantes do governo. O voo, previsto para esta sexta-feira 4, foi adiado para sábado 5.
O governo brasileiro suspendeu os dois comboios de ônibus para levar os repatriados para o Aeroporto Internacional de Beirute. De acordo com fontes diplomáticas, a intensificação dos ataques impede que haja uma operação do tipo.
Líbano: Lula diz que vai repatriar brasileiros em todo lugar que for preciso
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu nesta terça-feira 1º que o Brasil fará a repatriação de brasileiros do exterior “em todo lugar que for preciso”. Ele lamentou o comportamento do governo de Israel ao atacar o Líbano.
Nesta quarta-feira 2 um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) buscará brasileiros que estão no Líbano.
A região sofre com os contínuos ataques aéreos de Israel contra áreas civis em Beirute, no sul e no Vale do Beqaa. Na semana passada, os bombardeios israelenses causaram a morte de dois adolescentes brasileiros. A maior comunidade de brasileiros no Oriente Médio, atualmente, está no Líbano, com 21 mil cidadãos vivendo no país.