BUSCAR
BUSCAR
Conflito

VÍDEO: Irã lança mísseis contra Israel em resposta a ataques ao Hezbollah no Líbano

Série de explosões foi registrada em Tel Aviv após o envio
Redação
01/10/2024 | 16:04

O Irã disparou mísseis balísticos em direção a Israel nesta terça-feira 1º, segundo as Forças Armadas israelenses. O Irã também confirmou o envio. Uma série de explosões foi registrada em Tel Aviv após o envio. A imprensa iraniana afirmou que a Universidade de Tel Aviv foi atingida.

Cerca de 20 minutos após uma primeira onda de mísseis, uma segunda leva de artefatos foi lançada, segundo a agência estatal iraniana.

Captura de tela 2024 10 01 141035 900x615.jpg
VÍDEO: Irã lança mísseis contra Israel em resposta a ataques ao Hezbollah no Líbano - Foto: Reprodução

O governo de Israel afirmou que os moradores da cidade se refugiaram em bunkers. Ainda não havia informações sobre vítimas ou danos até a última atualização dessa reportagem.

Leia também: Hezbollah confirma morte de Hassan Nasrallah, líder do grupo

Mais cedo, a Casa Branca havia afirmado que o Irã preparava um ataque a Israel com mísseis balísticos e afirmou que um ataque teria “consequências severas”.

Os EUA, em paralelo, estão ajudando Israel a se preparar para a ofensiva de Teerã, disse ainda o funcionário do departamento. Um porta-voz das Forças Armadas israelenses afirmou que Israel já espera resposta do Irã e disse que o país está preparado “para qualquer ameaça”.

Invasão de Israel ao Líbano

Soldados de Israel e do Hezbollah travaram nesta terça-feira 1º o primeiro combate direto desde o início da guerra na Faixa de Gaza.

O embate aconteceu em um dos vilarejos do sul do Líbano onde o Exército de Israel faz incursões por terra — na segunda-feira 31, as Forças Armadas israelenses anunciaram que invadiram o território libanês para operações pontuais e limitadas contra bases do Hezbollah.

Israel lançou uma operação terrestre “limitada” contra alvos específicos do Hezbollah, no sul do Líbano, nesta terça-feira 1º. A ação conta com tropas do Exército por terra, além do apoio da Força Aérea com aeronaves pelo ar.

O porta-voz dos militares, Avichay Adraee, enviou uma ordem a residentes de mais de 20 cidades do sul do Líbano para que saiam imediatamente de suas casas “para a sua própria segurança”. A ordem é para que os civis se desloquem para a margem norte do rio Awali, cuja saída pro mar fica praticamente no meio do caminho entre a fronteira com Israel e Beirute. Segundo Israel, o Hezbollah tem usado infraestrutura civil e residentes do sul como escudo humano.

O grupo extremista libanês reagiu à incursão terrestre israelense com disparo de mísseis direcionados, entre outras localidades, a Tel Aviv — de acordo com o Hezbollah, direcionados a instalações do serviço secreto do país, o Mossad. A milícia Houthi, financiada pelo Irã e que atua no Iêmen, também afirmou ter disparado foguetes em direção ao território israelense.

O Hezbollah tem bombardeado o norte de Israel desde outubro de 2023, em solidariedade aos terroristas do Hamas e às vítimas da guerra na Faixa de Gaza. Israel vinha respondendo e repelindo os ataques.

A tensão na região escalou nos últimos dias, com bombardeios de Israel contra alvos do Hezbollah em vários pontos do Líbano, incluindo a capital Beirute. Um dos ataques provocou a morte do chefe do grupo extremista, Hassan Nasrallah, na sexta-feira 27.

“É inaceitável o que Israel está fazendo”, diz Lula a presidente da Palestina

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) compartilhou nesta quinta-feira 25 em seu perfil no Instagram um vídeo do seu encontro com o presidente da Palestina, Mahmoud Abbas. A conversa se deu durante a 79ª Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) na quarta-feira 24.

Abbas agradeceu ao petista pelo seu discurso em apoio à Palestina. “Nós sabemos da sua coragem para defender a Palestina”, disse. Em resposta, o petista declarou ser “inaceitável o que Israel está fazendo” e afirmou estar feliz com a inclusão da Palestina no Sistema da ONU.

Lula condena conflito entre Israel e o Hezbollah no Líbano

Em seu último compromisso na 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova York, nesta quarta-feira 25 o presidente Luiz Inácio Lula da Silva condenou o conflito entre Israel e o Hezbollah no Líbano.

“É importante a gente lembrar que no Líbano o total de mortos é 620 pessoas. É o maior número de mortos desde a guerra civil que durou entre 1975 e 1990. É importante lembrar também que morreram 94 mulheres e 50 crianças, 2.058 pessoas feridas e 10 mil pessoas forçadas a recuar e esvaziar suas casas”, disse Lula em coletiva de imprensa.

Fonte: G1

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Lula visitará Zona Norte de Natal nesta quarta-feira, diz Mineiro; confira
Anúncio foi confirmado nas redes sociais do deputado federal nesta segunda-feira 14
14/10/2024 às 13:37
Temporal deixa três mortos no interior de São Paulo
Chuvas atingiram diversas cidades, com granizo e queda de árvores
12/10/2024 às 07:37
VÍDEO: Homem tem moto atingida por caminhão e carro ao mesmo tempo e escapa ileso na BR-304
Vídeo registrado pela câmera de monitoramento mostrou o momento em que acidente aconteceu
09/10/2024 às 15:07
Salatiel se pronuncia após perder eleição; “Não fui eleito prefeito, mas fui eleito oposição”
Vídeo foi publicado nas redes sociais nesta terça-feira 8
08/10/2024 às 15:13
VÍDEO: Filho do prefeito Taveira é preso em flagrante por crime eleitoral e porte ilegal de arma
Rafael Taveira foi autuado por crime eleitoral e porte ilegal de arma
06/10/2024 às 09:37
Candidato a prefeito no Amazonas é preso após fazer ‘chuva de dinheiro’
Prisão ocorreu durante a Operação Eleições 2024
02/10/2024 às 17:00
Governadora visita obras de restauração de rodovias e reforma de escolas no Seridó
Governo do RN está investindo R$ 428 milhões na recuperação de 800 quilômetros de rodovias estaduais
02/10/2024 às 12:32
Filho tem prisão preventiva decretada após ser flagrado agredindo a mãe em Natal
Caso aconteceu no bairro Lagoa Nova, zona Sul de Natal
25/09/2024 às 17:26
Dirigível com escudo do São Paulo Futebol Clube cai em cima de casas em Osasco
Veículo com propaganda do clube caiu sobre uma casa
25/09/2024 às 15:32
Base do Morro do Careca é isolada para conter danos causados por avanço do mar
Seinfra isolou a área com sacos de areia e placas de interdição
25/09/2024 às 14:05