BUSCAR
BUSCAR
RN

Assú quer se fortalecer como referência em agricultura e energias renováveis

Gestão municipal aposta em infraestrutura e parcerias para impulsionar o desenvolvimento econômico
Redação
25/01/2025 | 05:52

A economia de Assú vem sendo reconhecida por sua pujança no setor agrícola e pelos investimentos em energias renováveis. Agora, continua crescendo sob a gestão do prefeito Lula Soares. Eleito pelo Republicanos, ao lado da vice-prefeita Isabela, do PT, Lula diz que o município está em pleno desenvolvimento.

Assú é um município que vem em crescimento pleno. A busca por emprego está aquecida, tanto pela questão da agricultura como pelas energias renováveis. Temos um investimento forte no município e precisamos preparar a cidade para receber essas pessoas que vêm investir, além de preparar os munícipes para aproveitar esse momento”, disse o prefeito em entrevista à TCM Mossoró.

Entre os principais pontos que impulsionam a economia local, Lula destacou os projetos em energia solar, mencionando que Assú possui atualmente um grande “canteiro de obras na nossa região sobre placas solares para essa questão da energia renovável”. Segundo ele, esse avanço começou em 2017, na gestão do ex-prefeito Gustavo Soares, com a criação de incentivos fiscais que continuam a atrair empresas para a cidade.

Além das energias renováveis, o prefeito enfatizou a relevância de uma gestão voltada para a atração de novos empreendimentos. “Assú hoje tem Corpo de Bombeiros, tem um hospital com UTI. Isso dá segurança para que empresas venham se instalar no município. Recentemente, tivemos a abertura de um supermercado atacarejo, e o principal motivo para isso foi essa infraestrutura”, detalhou.

Para fortalecer o comércio e gerar empregos, a gestão também planeja melhorar a mobilidade urbana. “Vamos abrir uma avenida unindo os bairros Janduís e Frutilândia, que hoje são ligados por uma única via. Isso vai melhorar o trânsito e reduzir acidentes. Além disso, queremos asfaltar a Rua Aureliano Lopo, que permitirá um escoamento melhor para quem não precisa passar pela Rua São João, principal via do comércio local”.

O prefeito se comprometeu a ouvir os comerciantes e buscar soluções para demandas específicas, como as da feira livre. “A Feira Livre de Assú é crescente. Vamos criar um camelódromo, um ambiente preparado para os camelôs, com segurança e espaço para guardar mercadorias. A feira precisa de reestruturação e novas estruturas para acompanhar o crescimento do comércio local”, assegurou.

Lula Soares destacou ainda a importância das parcerias políticas para impulsionar os projetos do município.
“Temos uma relação com o deputado Robinson e a senadora Zenaide, que já trouxe investimentos para a cidade. Recentemente, inauguramos cinco ruas asfaltadas no bairro Paraty. Além disso, temos parceria com a governadora Fátima Bezerra, que entregou a estrada de Irmã Lindalva, fortalecendo nosso turismo religioso”, ressaltou.

Gestão assuense terá protagonismo do PT e abertura para adversários

Lula afirmou que o PT terá papel central na sua gestão e anunciou disposição para diálogo com adversários políticos. O prefeito garantiu que o PT será contemplado com uma secretaria no governo como parte dessa parceria política. “A composição administrativa é uma forma de reconhecer o papel dos aliados que foram importantes na campanha e que vão fazer parte da nossa gestão”.

Sobre a abertura para antigos adversários, Lula foi claro: “Desceu-se os palanques, e agora é hora de trabalhar pela cidade. Quem estiver disposto a contribuir será ouvido. Teremos canais abertos para conversar, desde que seja em prol de Assú”, disse.

A relação com o Legislativo é outro ponto de atenção para a gestão. Lula Soares destacou que conta com uma ampla base de apoio formada por 10 dos 15 vereadores do município. “A nossa base política é sólida e tem sido construída de forma transparente. Isso nos permitirá aprovar projetos importantes para o município, sempre com o objetivo de beneficiar a população”, afirmou.

Para fortalecer a articulação entre Executivo e Legislativo, Lula anunciou que Clebson Corsino será o principal articulador político. “Ele já foi chefe de gabinete, secretário de Administração e Finanças, e tem experiência nessa relação. Será o elo entre a gestão e a Câmara”, garantiu o prefeito.

Lula reforçou o compromisso com uma gestão participativa e próxima da população. “Meu estilo de governar é ouvir as pessoas, entender as demandas de quem mais precisa. Quando fui secretário de Saúde e de Assistência, aprendi a importância de estar presente e manter o gabinete aberto para dialogar”, disse.

O prefeito prometeu manter a proximidade com as lideranças estaduais e federais para garantir investimentos. Ele destacou parcerias com a governadora Fátima Bezerra (PT) e com parlamentares como a senadora Zenaide Maia (PSD) e o deputado Robinson Faria (PL). “Recentemente, a governadora entregou a estrada de Irmã Lindalva, que vai fortalecer nosso turismo religioso. Essas parcerias precisam continuar gerando benefícios para a cidade”.

Lula Soares destacou importância de parcerias políticas para investimentos / Foto: Reprodução / instagram
Lula Soares destacou importância de parcerias políticas para investimentos / Foto: Reprodução / instagram

300 anos: São João de Assú terá reforço com cultura e grandes atrações

O tradicional São João de Assú, reconhecido como o mais antigo do mundo, está prestes a completar 300 anos em 2026, e a gestão já começou os preparativos para garantir que a festividade seja ainda mais grandiosa. Lula destacou o compromisso em aliar fé, cultura e grandes atrações para fortalecer o evento, que é símbolo da cidade e movimenta a economia local.

“O São João de Assú não é apenas uma festa junina, é a celebração do nosso padroeiro. Tem uma dimensão cultural e religiosa que precisamos preservar enquanto buscamos ampliar sua importância econômica”, disse.
Segundo o prefeito, os preparativos começaram logo após a virada do ano. “Aqui em Assú, diferente de outras cidades que pensam primeiro no Carnaval, nós já começamos a planejar o São João no dia 2 de janeiro. É o momento mais importante do ano para a economia local”.

A gestão busca parcerias com o Governo Federal, o Governo Estadual e a iniciativa privada para viabilizar investimentos no evento. “Estamos indo a Brasília nesta semana para buscar recursos que ajudem a fazer do São João de Assú um evento ainda maior, especialmente em 2026, quando completaremos 300 anos”, anunciou.

O impacto econômico da festa é significativo, e estudos realizados pela Fecomércio mostram que o período do São João é o mais lucrativo do ano para muitos comerciantes locais. “Tem pessoas que conseguem faturar no São João o que não ganham durante o ano inteiro. Esse é o retorno do investimento que a Prefeitura faz para a economia de Assú”, destacou o prefeito.

Lula Soares reforçou a importância de manter as raízes culturais do evento, incluindo o Alto de São João, espetáculo que conta a história do padroeiro com artistas locais. “O Alto de São João é um resgate importante para a nossa cultura, e nossa gestão irá mantê-lo durante os quatro anos. É uma forma de valorizar os talentos da nossa terra e fortalecer a identidade cultural”.

A Prefeitura pretende mesclar grandes atrações musicais com a programação religiosa. “Queremos que o São João seja completo, com artistas locais, atrações nacionais e a participação da igreja. Precisamos crescer o evento sem perder raízes”.

O prefeito comentou os desafios relacionados à infraestrutura do evento, que ocorre no espaço conhecido como Buraco do Prefeito. “Há um debate sobre se o local comporta shows de maior porte. É algo que precisa ser estudado e decidido de forma democrática, ouvindo a igreja, os ambulantes, os barraqueiros e os artistas locais”, explicou.

Outro foco será na limpeza e segurança durante a festa. “Estamos atentos às demandas da população e comerciantes, como a necessidade de melhorar a cobertura e a organização das áreas que integram o evento”, disse.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Recife supera governo estadual em cargos comissionados após reforma administrativa
Ampliação de 423 novos cargos eleva total para 3.555, superando os 3.378 do governo de Pernambuco
26/01/2025 às 09:21
Bolsonaro recua sobre possibilidade de lançar Michelle à Presidência em 2026
Bolsonaro acredita que esposa deve ser candidata ao Senado
25/01/2025 às 16:03
Vereador de Mossoró dispara em sessão tensa na Câmara Municipal: “Sou bom de bofete”
Vereadores de Mossoró aprovam pacote de reforma administrativa com 185 novos cargos, criando secretarias e escritórios de representação fora da cidade. MP alerta para inconstitucionalidade.
25/01/2025 às 11:52
Reajuste do magistério e funcionalismo marca início da gestão Antônio Henrique em Ceará-Mirim
Câmara Municipal aprova por unanimidade reajustes salariais para professores, motoristas e servidores provinciais
25/01/2025 às 07:18
Taveira deixou dívida de R$ 337 milhões em Parnamirim, identifica gestão Nilda
Levantamento preliminar aponta irregularidades fiscais e obras inacabadas; valor pode aumentar após conclusão do relatório
25/01/2025 às 05:05
STF aprova R$ 27,4 mi para reforçar segurança
Decisão foi unânime e tem objetivo de acelerar planejamento de modernização de equipamentos e infraestrutura de segurança após atentado a bomba
24/01/2025 às 18:36
“Bolsonaro só considera candidato quem é parente dele”, diz Marçal
Em entrevista à CNN, o ex-presidente afirmou que Marçal é "carta fora do baralho"
24/01/2025 às 16:31
Gestão assuense terá protagonismo do PT e abertura para adversários que queiram contribuir, diz Lula Soares
Prefeito também prometeu manter a proximidade com as lideranças estaduais e federais para garantir investimentos no município
24/01/2025 às 12:37
Perfil de Jair Bolsonaro no X é invadido e faz post sobre criptomoeda
Carlos Bolsonaro se manifestou sobre o caso afirmando que a conta está no processo de tentativa de recuperação
24/01/2025 às 11:21
Paulinho ‘mergulha’ após tomar posse e começa a gestão sem marca própria
Com medidas protocolares, novo prefeito de Natal ainda não apresentou sequer planejamento para áreas críticas
24/01/2025 às 05:42