O Carnaval de Natal voltou em grande estilo e os foliões que irão ficar pela cidade terão acesso a todas as informações sobre a festa na cidade ao alcance de apenas um toque no celular. O aplicativo Natal Digital, criado pela Prefeitura, será um importante aliado para quem for curtir o período momesco. A ferramenta já consolidada, que teve mais de 100 mil downloads desde sua criação, ganhou atualização e agora conta com uma área exclusiva sobre o evento com a programação completa dos seis polos (Ponta Negra, Petrópolis, Rocas, Centro Histórico, Nazaré e Redinha), dos shows, blocos, desfiles, serviços e outras notícias relativas ao Carnaval.
“Teremos uma programação ampla e diversificada para marcar o retorno do Carnaval de Natal, a festa mais tradicional, popular e democrática do nosso país. Nada melhor do que disponibilizar aos foliões todas as informações pelo nosso aplicativo Natal Digital. De forma rápida e eficaz, ao acessar a ferramenta todos poderão se organizar para curtir todos os momentos de folia em Natal”, destaca o prefeito Álvaro Dias.
Além da programação de shows e blocos, a equipe da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla) inovou e disponibilizou uma espécie de “feed” em que os usuários poderão publicar suas fotos durante a festa, para eternizar os momentos vividos durante o Carnaval de Natal. Outra funcionalidade importante garantida no Natal Digital está relacionada à informação sobre os restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos localizados no entorno dos seis polos da folia. Em outro espaço do aplicativo, os foliões poderão avaliar e dizer o que acharam do evento, bem como fazer sugestões de melhorias para os próximos anos.
“O Natal Digital está consolidado e tem servido como uma importante ferramenta da gestão. Nada melhor do que utilizarmos essa potente inovação dentro do Carnaval, democratizando o acesso à informação, concentrando tudo em só lugar, aproximando também tanto os foliões locais como os turistas dessa grande festa e formando uma grande rede de interação, que é um dos pontos positivos das redes de sociais e da internet”, projeta O diretor do Departamento de Planejamento e Gestão da Sempla, Clenilson Filho.
App garante acesso facilitado a diversos serviços públicos
O aplicativo Natal Digital foi atualizado para o Carnaval, mas é uma ferramenta que está disponível para a população utilizar ao longo de todo o ano. Lançado em 2020, já são mais de 100 mil downloads registrados nas lojas virtuais de todos os dispositivos móveis. Hoje, além de notícias, o usuário tem acesso ao agendamento do Cadastro Único, atendimento na STTU, solicitação de serviços de iluminação, Cartão do Artesão, acionamento da Defesa Civil, mapa de pontos de Wi-Fi gratuito, solicitação de serviços de tapa-buraco, dentre outros serviços prestados pela Prefeitura de Natal.
“Estamos em um mundo hiper conectado e as demandas acontecem em tempo real. O Natal Digital tem sido um aliado de primeira hora da gestão, pois os usuários reportam às suas demandas e as secretarias podem trazer uma resposta mais rápida e propor a resolutividade de uma forma mais ágil”, aponta o prefeito Álvaro Dias. Ele lembrou que a gestão vai seguir investindo para ampliar o alcance da iniciativa: “Esse é um caminho sem volta e continuaremos investindo em mecanismos como esse para que a cidade cresça e se desenvolva cada vez mais”.
O leque de funcionalidades do aplicativo é imenso. Além dos já citados, o Natal Digital contém as localizações georreferenciadas e as principais informações das obras em andamento dentro da cidade, dos equipamentos públicos municipais (unidades de ensino, saúde e assistência social, cemitérios, ecopontos e coletores de lixo eletroeletrônicos) e dos pontos turísticos da capital. As notícias cadastradas diariamente no site da Prefeitura, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom), também podem ser acessadas no aplicativo Natal Digital.
Para o futuro próximo, a Secretaria de Planejamento de Natal (Sempla), órgão gestor da ferramenta online dentro da Prefeitura, projeta avançar na questão do mapeamento de equipamentos públicos, uma vez que no aplicativo já existe a localização de equipamentos georreferenciados para ajudar as pessoas a conhecer quais estão à sua disposição.
Outro ponto importante é a disponibilização de serviços de saúde com atendimento de modo on-line, como, por exemplo, agendamento de consultas. “A gente pretende também dar mais transparência aos serviços com o mapeamento dinâmico das obras que estão em andamento pela cidade, informando sobre investimento e situação das mesmas, além de mais implantação de serviços urbanos, de infraestrutura e de trânsito”, antecipa a secretária titular da Sempla, Joanna Guerra.