BUSCAR
BUSCAR
Orgulho nacional
Anvisa: Três vacinas brasileiras contra Covid-19 estão em fase de estudos
Anvisa, no entanto, afirmou que nenhum destes três imunizantes solicitaram os estudos de fase clínica
CNN
06/03/2021 | 15:40

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) afirma que existem três vacinas brasileiras contra a Covid-19 em desenvolvimento no país. Os responsáveis ​​por estes estudos já iniciaram alguns debates e trocas de informação com os técnicos da agência. No entanto, eles informam que nenhum destes três projetos de imunizantes solicitam estudos de fase clínica.

Um destes é um imunizante que vem sendo desenvolvido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em parceria com a Fundação Ezequiel Dias (FUNED), de Belo Horizonte. Segundo a Anvisa, os estudos estão em fase de testes em animais. Algumas reuniões preliminares entre os desenvolvedores e a agência já foram feitas e a Anvisa aguarda novos contatos e documentações para seguir no processo de orientação e desenvolvimento de uma vacina brasileira.

O segundo é um imunizante desenvolvido pelas empresas PDS Biotecnologia, dos Estados Unidos, com a Farmacore Biotecnologia e a Faculdade de Medicina de Rio Preto, da Universidade de São Paulo (USP). A Anvisa informou que em 15 de fevereiro de 2021, a empresa encaminhou documentos para uma análise preliminar. A agência segue analisando e aguarda novas informações para autorizar os testes clínicos da fase 1 e 2.

A terceira iniciativa é desenvolvida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tem o nome de “UFRJvac”. A Anvisa informa que já reuniu reuniões para discutir as estratégias de execução dos estudos não-clínicos. Foram dois encontros entre agosto e setembro de 2020, mas até agora a agência não normalizada novos dados sobre o que está sendo desenvolvido pela Universidade.

Todos os três imunizantes ainda não compactados documentos suficientes para que a Anvisa possa autorizar os estudos de fase clínica.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.