BUSCAR
BUSCAR
Opinião
Álvaro Dias assume oficialmente o Republicanos no RN e designa comissão estadual da legenda
confira a coluna desta quarta 15
Redação
15/02/2023 | 00:14

Em dezembro do ano passado, a coluna deu em primeira mão a notícia de que o prefeito Álvaro Dias havia tido uma conversa com o presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, e tinha acertado sua entrada no partido. Em janeiro, houve uma nova conversa, e Marcos explicou ao AGORA RN que faltava apenas o envio, por parte do prefeito de Natal, dos nomes que vão a executiva estadual.

Pois na semana passada a composição do novo Republicanos no Estado foi encaminhada a Brasília e oficializada no sistema da Justiça Eleitoral. Com fim de vigência após as eleições municipais de 2024, a Comissão Provisória Estadual tem Álvaro Dias como presidente. O consultor da Prefeitura do Natal Genildo Pereira é o vice-presidente e a secretária de Planejamento, Joanna de Oliveira Guerra, responde pela secretaria-geral da sigla. Já o secretário Chefe do Gabinete Civil, Joham Alves Xavier, será o tesoureiro.

Segundo informações, o plano de Álvaro Dias na condução do Republicanos é concorrer ao Governo do Estado ou disputar uma das duas vagas de senador da República em 2026. Em entrevista mês passado no AGORA RN, ele classificou como “produtivas” e “promissoras” as conversas com o presidente nacional do Republicanos. “A proposta de assumir o Republicanos no Estado é muito atrativa, além de estratégica. Portanto, não pode ser ignorada”, disse Álvaro Dias, ainda escondendo o jogo para 2026.

Caminho

Com a posse de Álvaro Dias, o Republicanos da capital deverá ter mudanças. Apesar de contar hoje com o vereador Bispo Francisco de Assis, o partido ainda é presidido pelo militante Lício Luan Câmara Araújo, que concorreu a a vereador em 2020, mas não obteve sucesso. Há uma expectativa de o vereador Kleber Fernandes (foto) ser o novo comandante da sigla. Álvaro quer atrair os vereadores Aroldo Alves e Chagas Catarino também para a nova agremiação. O secretário da Semsur, Irapoã Nóbrega, também é outro nome para assinar a ficha do Republicanos. Ele vai sair do MDB.

Assembleia

Também existe a possibilidade de um acordo para que o deputado estadual Adjuto Dias, filho do prefeito, saia do MDB e vá para o Republicanos. Álvaro Dias vai procurar o vice-governador Walter Alves, presidente do MDB no RN, com uma mensagem de paz. Assim, Álvaro vai contar com um representante da sigla na Assembleia. Em 2022, a deputada Eudiane Macedo trocou o partido pelo PV. Apesar de Adjuto ser especulado para concorrer nas eleições 2024, ele está impedido por ser filho do prefeito reeleito de Natal, inclusive se quiser ser candidato em Caicó.

Condenado

O Ministério Público soltou informações para a imprensa de que obteve a condenação do vereador Bispo Francisco de Assis, do Republicanos, e mais dois ex-vereadores, Dinarte Torres e Franklin Capistrano, por desvio de verbas públicas da Câmara Municipal de Natal. Segundo o MP, os réus, condenados pela Justiça Estadual em três ações penais, se valeram do mandato eletivo de vereador e praticaram diferentes crimes, como o de peculato e de falsificação de documento, além de associação criminosa. Francisco de Assis recebeu a condenação de 21 anos e 4 meses de reclusão, além de 213 dias-multa, inicialmente em regime fechado.

Contas

O Ministério Público soltou informações para a imprensa de que obteve a condenação do vereador Bispo Francisco de Assis, do Republicanos, e mais dois ex-vereadores, Dinarte Torres e Franklin Capistrano, por desvio de verbas públicas da Câmara Municipal de Natal. Segundo o MP, os réus, condenados pela Justiça Estadual em três ações penais, se valeram do mandato eletivo de vereador e praticaram diferentes crimes, como o de peculato e de falsificação de documento, além de associação criminosa. Francisco de Assis recebeu a condenação de 21 anos e 4 meses de reclusão, além de 213 dias-multa, inicialmente em regime fechado.

Mossoró

A leitura da mensagem anual do prefeito Allyson Bezerra ontem, na Câmara Municipal de Mossoró, mostrou que o foco de 2023 será em obras e ações visando à reeleição. Ele fez balanço dos primeiros dois anos de gestão e anunciou metas e novas ações administrativas. “O ano de 2023 será de foco exclusivo à gestão, atenção total ao trabalho pelo povo de Mossoró, ano de fortalecer ações em andamento e concretizar novos projetos. Ano de transformar muito mais a vida dos cidadãos mossoroenses e tornar Mossoró, terra reconhecida pelo seu povo resistente, numa cidade cada vez mais forte e desenvolvida”, disse.

Pauta

O julgamento do processo que trata da cassação do prefeito de Assu, Gustavo Soares, e da vice Fabiele Bezerra, está na pauta de hoje da Corte Eleitoral. A decisão por prática de abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio, em primeira instância, foi proferida em setembro do ano passado, pela juíza da 29ª Zona Eleitoral de Assu, Suzana Dantas Corrêa. Especialistas dizem que no processo não há provas contundentes para a cassação no TRE.

Céu

Uma boa notícia na véspera do Carnaval para os senadores Rogério Marinho, Zenaide Maia e Styvenson Valetim: o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, concedeu aumento de 18,13% no valor da Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (Ceaps), uma espécie de verba indenizatória de senadores. O reajuste foi assinado em 10 fevereiro e publicado em ato da Comissão Diretora da Casa ontem. O reajuste será escalonado. A verba deve ser investida em passagens aéreas, telefonia, manutenção de escritórios parlamentares, alimentação, hospedagem, locação de veículos, segurança, divulgação da atividade parlamentar e combustíveis.

Meia volta?

Depois de o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinar o envio de uma ação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro à primeira instância da Justiça do Distrito Federal, na semana passada, a Procuradoria-Geral da República entrou em campo para tentar reverter o entendimento. O argumento de Lindôra Araújo, auxiliar do procurador-geral da República, Augusto Aras, é de que o próprio STF, ao limitar o foro privilegiado a crimes cometidos durante e em função do mandato, em julgamento em maio de 2018 e em decisões posteriores, determinou que a competência da Corte sobre um processo deve ser prorrogada em algumas situações – mesmo que a prerrogativa de foro privilegiado tenha se encerrado pelo fim de mandato.

Papuda

A deputada federal Carla Zambelli (SP) passou a convidar integrantes do seu partido, o PL, para acompanhá-la na visita que fará hoje aos golpistas presos na Papuda, no Distrito Federal. Segundo a parlamentar, há cerca de 15 parlamentares confirmados na agenda, entre eles Eduardo Bolsonaro (SP). A coluna não conseguiu até o fechamento saber se os extremistas General Girão e Sargento Gonçalves irão.

Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.