BUSCAR
BUSCAR
Adaptação
ALRN fortalece educação online para potiguares durante pandemia
Escola da Assembleia migra mais fortemente para o digital, em sintonia com regras de combate à COVID-19. Educação de forma remota fez cursos oferecidos chegarem a um número ainda maior de potiguares; expansão para interior também acontece através do projeto Conexão Parlamento
Redação
04/06/2021 | 09:14

A educação é, sem dúvidas, uma das áreas mais afetadas pela pandemia da Covid-19. Contudo, neste cenário de incertezas trazido pelo vírus, a qualificação pode ser o grande trunfo para quem espera estar mais forte quando tudo isso passar. E é mirando na possibilidade de o potiguar dar a volta por cima através do estudo, que a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte tem investido pesado na Escola da Assembleia – braço da Casa que oferece cursos, palestras e workshops gratuitos para todos.

“A retomada do ensino na rede pública de modo híbrido e gradual é a meta até a normalidade presencial. Até lá, mecanismo de ensino e aprendizagem precisam chegar tanto para professores e alunos. Além da manutenção da qualificação de servidores e parceiros de instituições do Poder Legislativo. Para isto contamos com a expertise da Escola da Assembleia”, disse o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB).

O trabalho da Escola da Assembleia não começou agora. Contudo foi a partir das regras de distanciamento social, que o programa se tornou prioritariamente digital. Mesmo à distância, a qualificação acontece. “Através de cursos aplicados de forma remota, conseguimos atender não só o corpo técnico da Assembleia, como a comunidade no geral”, explicou João Maria de Lima, diretor da Escola da Assembleia.

Só para o primeiro semestre deste ano, estão previstas 88 ofertas de curso, entre capacitação profissional, capacitação pessoal, palestras e até cursos de pós-graduação, distribuídos em mais de 1.800 horas/aulas. A maior parte acontece de forma não presencial e o feedback da população tem sido grandioso. João Maria lembra que teve curso com todas as vagas preenchidas apenas meia-hora depois de ter sido lançado.

Alta procura tem surpreendido e motivado criação de novos cursos

“Temos conseguido atingir bem a população com os nossos cursos, a procura tem sido muito grande. Recentemente, um curso de textos jornalísticos atingiu 100% de lotação rapidamente; outro curso sobre licitação esgotou em apenas trinta minutos”, destaca João Maria de Lima. “Há uma demanda reprimida e a Escola da AL tem se notabilizado por estar trabalhando bastante, mesmo de forma remota. E essa grande procura, por outro lado, é também o que tem alimentado nossa escola e o nosso trabalho”, completa.

Sobre o curso de produção de textos jornalísticos, ele ajusta a escrita profissional às novas rotinas de circulação de conteúdo em redes digitais, apontando convergências e divergências do conteúdo para plataformas híbridas (online e offline), com estudo de casos. O curso ainda vai tratar da importância da distribuição de conteúdo nos meios digitais.

O jeito mais simples para acompanhar todos os cursos, já lançados ou ainda sem edital, é baixando o app da Escola da Assembleia, disponível nos sistemas IOS e Android e também pelo site. Lá estão todas as informações, além do passo a passo de como se inscrever.

Conexão Parlamento

Como estratégia para chegar ainda mais longe com a Educação, considerando que o acesso à internet e à tecnologia não é igual para todos, a ALRN tem expandido também outra iniciativa da Casa: a Conexão Parlamento. O projeto consiste em uma parceria com as Câmaras Municipais para levar cursos e palestras presenciais.

A partir de critérios estabelecidos pela Assembleia, o legislativo municipal cria e estrutura suas próprias escolas, disseminando também a educação legislativa para servidores e munícipes. Nesta vertente, estão previstos 13 cursos, de oito horas cada.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.