BUSCAR
BUSCAR
Coluna
Alex Viana: Governadora Fátima Bezerra pavimenta bem a estrada para ser reeleita no próximo ano
Confira a coluna de Alex Viana desta quinta-feira 27
Alex Viana
27/05/2021 | 09:30

Estrada
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, pavimenta bem a estrada para ser reeleita em 2022. A previsão é baseada na pesquisa eleitoral realizada pelo instituto Agora Sei!, divulgada pelo Blog do BG nesta quarta-feira 26.

Liderança
Na pesquisa estimulada, Fátima lidera com 28,8% das intenções de voto, seguida pelo ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, com 19,6%.

Valentin
Outro nome que apareceu bem citado foi o senador Styvenson Valentim com 10,9%. Os indecisos ficaram em 10,9%. Brancos e nulos somaram 14,6%.

Adversário
No embalo da pesquisa, Carlos Eduardo afirmou que “está pronto” para ser candidato do governo do Rio Grande do Norte. “Eu estou preparado para ser governador do Rio Grande do Norte, ser candidato a governador. É uma coisa que não depende de mim, mas quero dizer que topo o desafio”, disse em entrevista ao Jornal das Seis, na rádio 96 FM. Joga bem o ex-prefeito, ao marcar território.

Retrocesso
O deputado estadual Coronel Azevedo (PSC) criticou o Governo por ter baixado decretos mais restritivos regionais no Estado. O parlamentar se referiu ao fechamento de academias de ginástica em cidades das regiões Oeste e do Vale do Açu. Para o parlamentar, a Ciência já definiu que atividades físicas protegem a população de doenças como a covid.

Requerimento
Caberá ao deputado estadual Getúlio Rego (DEM) a missão de protocolar, logo mais às 10h, na Presidência da Assembleia Legislativa, o requerimento de instalação da CPI da Pandemia. O objetivo da CPI é investigar a atuação do governo Fátima Bezerra (PT) no combate à pandemia. O documento contém a assinatura de 10 deputados, dois a mais que o número necessário para a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito.

Listagem
Assinam o pedido os deputados Cristiane Dantas (Solidariedade), Kelps Lima (Solidariedade), Subtenente Eliabe (Solidariedade), Tomba Farias (PSDB), Gustavo Carvalho (PSDB), José Dias (PSDB), Galeno Torquato (PSD), Getúlio Rêgo (DEM), Nélter Queiroz (MDB), Coronel Azevedo (PSC).

Debate
A possível instalação da CPI para investigar recursos destinados à Covid-19 pautou pronunciamentos ontem na Assembleia Legislativa. “Esse será um equipamento de investigação séria. A bancada do partido Solidariedade está orientada a fazer uma investigação serena. Não haverá pré-julgamento”, disse Kelps Lima.

Objetos
De acordo com Kelps, doze processos embasam o pedido de instalação da CPI. São eles: Contratação do Hospital de Campanha; Aquisição de sacos de lixo hospitalares; Aquisição dos respiradores através do Consórcio Nordeste; Aquisição de EPIs; Aquisição de Swab e reagentes para o Lacen; Contratação de locação de ambulância para transporte de pacientes Covid; Aquisição de R$ 1,6 milhão por 15 ventilares pulmonares; Manutenção de ventiladores pulmonares; Aquisição de filtros para ventiladores pulmonares; Contratação de pesquisa do Estado do Piauí e Propaganda do Governo paga com recursos Covid-19 feita por correligionários.

Contradição
O deputado Vivaldo Costa (PSD) também se pronunciou sobre a abertura da CPI. Ele lembrou que a Assembleia tem uma CPI aberta para investigar irregularidades na construção da Arena das Dunas, que ele se posicionou contrário, e que a Casa suspendeu por causa da pandemia, sob alegação de que os trabalhos remotos prejudicariam as investigações.

Politicagem
“Por questão de coerência votarei contra essa CPI que visa investigar um dos governos mais honestos que teve o Rio Grande do Norte. É a politicagem ficando clara, cada um que faça um discurso mais bonito, mais inocente”, criticou Vivaldo.

Incoerência
O Papa do Seridó, como Vivaldo é conhecido, cobrou ‘coerência’ dos colegas parlamentares que votaram contra a CPI da Arena e querem abrir a CPI contra o atual governo. “A CPI já nasce pronta, com a intenção de punir um dos governos mais honestos”, reforçou.

Segundo semestre
O deputado José Dias, que assina o requerimento da CPI, defende que, após instaurada, a CPI funcione somente no segundo semestre.

Desigual
Líder do governo na Assembleia, o deputado Francisco do PT disse que Fátima está tranquila no tocante à CPI. Ele confia na honestidade e transparência do Governo da professora do PT. No entanto, Chico cobrou que o Legislativo dê à CPI da Covid o mesmo tratamento que concedeu à CPI da Arena das Dunas, que está suspensa com a justificativa de que não se tinha condições de tramitar sob o modelo remoto.

Pesos e medidas
Francisco indagou ainda dos deputados com mandatos anteriores a respeito da não instalação de CPIs em outros governos, além dos atrasos de salários de gestões passadas. “É preciso que se questione. Estou em meu primeiro mandato e nos anos anteriores não vi os meus colegas deputados investigando temas como os citados acima”, questionou.

Cenário maluco
Para um político experiente, em contato com a coluna, o cenário político do RN está “todo doido”, “todo mundo conversando com todo mundo”, e “ninguém sabe ainda como vai ficar 2022”.

Reeleição
Que surra dá o presidente Lula em Jair Bolsonaro segundo a pesquisa Agora Sei. Lula tem 56,6% das intenções de voto, contra 19,7% do presidente. O resultado animou a turma petista, da governadora Fátima ao senador Jean Paul Prates. Ambos veem, com razão, Lula como um grande reforço eleitoral a suas candidaturas à reeleição.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.