BUSCAR
BUSCAR
Coluna
Alex Viana: Fátima Bezerra não deve fugir da responsabilidade quanto ao futuro do Estado
Confira a coluna de Alex Viana desta quarta-feira 9
Alex Viana
09/06/2021 | 10:06

2022 é uma oportunidade para muitos
O futuro que nos aguarda em 2022 é ainda muito incerto, quanto às tendências do eleitorado. Ainda estamos no meio do jogo, embora restem 16 meses, apenas, para as eleições.

O cenário nacional será vital para as definições nos Estados. A polarização, ao que tudo indica, deverá prevalecer entre direita e esquerda, com Jair Bolsonaro num polo, disputando contra Lula do outro.

Para onde irá o Centrão dependerá das nuvens, o que significa dizer que aquele desses dois polos que estiver melhor situado de acordo com as pesquisas, que serão feitas no início do próximo ano, atrairá mais apoios.

Em muitos estados, essa disputa polarizada deverá se repetir, como no caso do Rio Grande do Norte. Aqui, a única governadora mulher do Brasil, Fátima Bezerra, é do PT e aposta no fortalecimento de Lula para favorecer sua reeleição.

Do lado oposto à petista, arregimenta-se força em torno do bolsonarismo, tendo os ministros Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) e Fábio Faria (Comunicações) como nomes que influenciarão o apoio presidencial no Estado.

Nesse polo, Rogério e Fábio se colocam como pré-candidatos que poderão disputar o governo e o Senado. Bastante influente junto a Bolsonaro, Fábio defende a candidatura de Rogério ao Governo, para que ele dispute o Senado. O presidente deverá ter a palavra final.

Ao lado de Fátima, o senador Jean Paul Prates (PT) luta para consolidar sua candidatura à reeleição.

O cenário potiguar, aliás, está propício ao surgimento de uma terceira via, inclusive de forma mais provável a sucesso do que a que se pleiteia em nível nacional.

O nome posto para liderar essa via é o do senador Styvenson Valentin (Podemos). Franco atirador, visto que, se perder a eleição, terá ainda mais quatro anos no Senado, Styvenson tem dificuldades para atrair políticos para seu palanque, devido sua postura antipolítica.

Mas pretendentes para ocupar qualquer espaço não faltam. São várias as movimentações da classe política em torno de um lugar ao sol em 2022.

Inúmeros políticos aceitam que seus nomes constem em listas de pré-candidaturas. Além dos citados acima, se propõem a integrarem chapas majoritárias desde deputados federais (Rafael Motta – PSB, Nathalia Bonavides – PT, Benes Leocádio), passando por deputados estaduais (Ezequiel Ferreira de Souza – PSDB, Gustavo Carvalho – PSDB, Tomba Farias – PSDB), ex-deputados (Fábio Dantas – Solidariedade), chegando nomes do empresariado (Flavio Azevedo, Haroldo Azevedo, Luiz Roberto Barcelos, dentre outros).

Todavia, está muito cedo e apostar em tendências de sucesso nesse momento não passa de especulação. As fichas de muitos estão lançadas e ainda há muita água para rolar debaixo dessa ponte. A ver.

PP fortalecido
Na preparação para as eleições de 2022, o PP sairá como forte partido. Pelas conversas de bastidor, a legenda receberá a filiação de quatro caciques em ascensão no estado.

Ministros e presidentes
Pelos menos dois ministros (Rogério Marinho e Fábio Faria) e dois presidentes de legislativos (Ezequiel Ferreira e Paulinho Freire) devem se filiar à legenda.

Dirigente
O presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira, poderá assumir a presidência do PP, já se colocou à disposição. Mas Fábio Faria também estaria disposto. Dependerá da independência quanto aos repasses de verba para a legenda.

Procura-se
Enquanto isso, irritadíssimo com a perda de controle do PP, o atual presidente, deputado federal Beto Rosado, está em busca de legenda. Tentou o PSD, até agora sem sucesso.

VICE do PROS
O secretário de desenvolvimento econômico, Jaime Calado (PROS), articula pesadamente para ser o vice de Fátima Bezerra na disputa dela para a reeleição. Está de olho em sucedê-la, em 2026.

Na estrada
O presidente do PSDB e da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza, pôs o pé na estrada, mostrando que é pré-candidato a cargo majoritário nas eleições do ano que vem. Nesta terça, Ezequielzinho esteve em Currais Novos, tradicional reduto eleitoral do parlamentar.

Currais Novos
“Em Currais Novos, estivemos com o prefeito Ondon Junior, a vice-prefeita Ana Albuquerque, secretários e amigos para falarmos das novas ações no município, dos recursos que enviamos para o combate à Covid-19 e também sobre as obras hídricas na Zona Rural. A pauta de segurança pública também foi frisada com ações na Polícia Militar e Civil”, detalhou Ezequiel.

Lançamento
No final de semana passado, o nome de Ezequiel Ferreira foi lançado pelo deputado estadual Raimundo Fernandes (PSDB) como pré-candidato ao Senado. Em entrevista à Tribuna do Norte, Raimundo Bigodão disse que o presidente da Assembleia é um nome qualificado para concorrer à vaga de Jean Paul Prates.

Responsabilidade
A governadora Fátima Bezerra (PT) está certa quando prioriza a saúde da população em detrimento da economia. Mas ela também não deve fugir da responsabilidade quanto ao futuro do Estado. Está mais que provado que o desempenho econômico de um povo está diretamente associado à qualidade de vida que, por sua vez, depende da qualidade econômica da região.

Fatura
Quando essa pandemia passar, se algum dia ela passar, as medidas preventivas em prol dos setores econômicos vitais ao Rio Grande do Norte serão avaliadas se acertadas ou não, de acordo com o que sobrar da terra arrasada a que estes segmentos estão sendo relegados pelo governo do PT neste grave momento.

Cadê a verdade?
Muita coisa mudou com as redes sociais e a socialização da comunicação. Antes se tinha controle da informação. Hoje é uma balbúrdia de fatos, versões e narrativas, onde a verdade é a que menos aparece.

Vacina e obras
O prefeito Álvaro Dias (PSDB) tem se dedicado a duas linhas bem definidas de ação. A primeira diz respeito aos cuidados com a pandemia, em especial a vacinação da população de Natal. A segunda são as obras administrativas.

Prioridades
No tocante às obras administrativas, Álvaro aposta forte na parceria com o governo federal, para conquistar recursos para as obras do Terminal da Redinha, da Engorda de Ponta Negra e construção do Hospital Municipal.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.