BUSCAR
BUSCAR
Investimento

CCJ da Assembleia aprova projeto que reformula Via Costeira e Parque das Dunas

Proposta do deputado Luiz Eduardo visa segurança jurídica e novos investimentos; plenário analisará adequação ao Plano Diretor de Natal
Alessandra Bernardo
07/11/2024 | 06:15

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de Lei que reformula a legislação referente ao Parque das Dunas e à Via Costeira, e a adequa ao atual Plano Diretor de Natal. A proposta, de autoria do deputado estadual Luiz Eduardo (SDD), visa resolver a insegurança jurídica que poderia inibir novos investimentos na região. O projeto agora segue para análise do plenário.

O objetivo da matéria é eliminar a insegurança jurídica que possa impedir novos investimentos na área. A principal mudança prevista é a adequação da legislação à realidade dos cessionários de terrenos na Via Costeira, com a possibilidade de viabilizar novos projetos dentro de um já pré-estabelecido. O texto foi aprovado com uma emenda de redação, discutida na Comissão de Finanças e Fiscalização.

via costeira
Principal mudança prevista é a adequação da legislação à realidade dos cessionários de terrenos na Via Costeira. Foto: JOSÉ ALDENIR / AGORA RN

Já na Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Socioeconômico, Ambiente e Turismo, foi apresentado um substitutivo que incorporou a emenda e alterou dispositivos. A relatora, deputada Divaneide Basílio (PT) explicou que a modificação visa garantir um acesso mínimo à praia, em vez de uma porcentagem variável dependendo da linha do terreno. O objetivo é assegurar a viabilidade do acesso público à área, sem comprometer o uso do espaço.

Outras mudanças previstas são a possibilidade de oneração das áreas de uso e ocupação por meio de garantias reais junto a instituições financeiras. Para isso, a viabilidade econômica do projeto deve ser confirmada pela instituição financiadora e aprovada pela Procuradoria Geral do Estado (PGE). Os recursos obtidos devem ser usados exclusivamente para a construção e instalação de equipamentos, e a garantia real não pode exceder o valor da concessão.

O texto também impõe prazos rigorosos para os concessionários de áreas destinadas a equipamentos turísticos, que devem apresentar seus projetos aos órgãos licenciadores competentes dentro de 12 meses a partir da vigência da lei, além de cumprir eventuais exigências complementares dentro dos prazos estabelecidos, iniciar as construções no prazo máximo de 12 meses após a aprovação dos licenciamentos, e colocar os empreendimentos em funcionamento dentro de 36 meses.

Conforme o texto, se qualquer desses prazos não for cumprido sem justificativa, a área em questão será revertida ao patrimônio do Estado e poderá ser alienada novamente conforme as normas da Lei Federal nº 8.666/1993. Também assegura o respeito aos contratos e acordos previamente firmados entre o Estado e as empresas concessionárias, desde que estejam de acordo com os princípios da boa-fé contratual.

Segurança jurídica. O deputado estadual Luiz Eduardo explicou que o projeto tem como objetivo principal assegurar a segurança jurídica para empreendimentos na Via Costeira, além de evitar a especulação imobiliária. “O nosso projeto voltado para o desenvolvimento da Via Costeira, que foi aprovado hoje na CCJ, vai semana que vem para o plenário, que é soberano. Sendo aprovado, segue para a sanção da governadora”, afirmou.

Segundo ele, o texto segue as diretrizes do atual Plano Diretor de Natal, amplamente discutido com a sociedade e sancionado pelo prefeito Álvaro Dias. A iniciativa permite a construção de empreendimentos de diferentes portes, incluindo residenciais, contribuindo para o fortalecimento do turismo e o desenvolvimento econômico local.

“Esse projeto vai dar a possibilidade de gerar mais emprego, renda, melhorar a arrecadação de impostos para Natal e para o Rio Grande do Norte, fortalecendo o nosso turismo, porque turismo forte é Rio Grande do Norte forte. Vamos juntos construir um Rio Grande do Norte melhor para todos,” concluiu.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Prefeitura de Natal concede desconto de até 16% para pagamento antecipado do IPTU 2025
Decreto oferece aos contribuintes a oportunidade de obter um desconto de até 16% para o pagamento antecipado em parcela única
02/12/2024 às 16:24
Campeonato Brasileiro de Skateboard Street Sub-16 ocorre pela primeira vez em Natal
Evento será nos dias 14 e 15 de dezembro, na zona oeste de Natal.
02/12/2024 às 14:28
STTU anuncia bloqueio da rua Pereira Simões no bairro das Rocas
Com o bloqueio, as linhas O-38 e O-59, das 18h00 do dia 02/12 até às 01h00 do dia 03
02/12/2024 às 13:14
Lei Seca prende duas pessoas e autua outros vinte condutores na zona Leste de Natal
Os infratores, de 34 e 53 anos, apontaram, respectivamente, valores de 0.53mg/l e 0.60mg/l nos testes de alcoolemia
02/12/2024 às 11:16
Urbana faz ação de conscientização sobre resíduos eletroeletrônicos no Alecrim
Ação também contará com o Ecotrailer, em que qualquer cidadão descarta seu eletroeletrônico na hora
02/12/2024 às 09:15
PM detém homem com arma, entorpecentes e quase 500 munições na Zona Oeste de Natal
Operação ocorreu durante um patrulhamento na comunidade do Mosquito
02/12/2024 às 08:56
Trânsito é bloqueado na subida do Viaduto da Redinha nesta segunda 2
De acordo com a STTU, a previsão é que o trecho seja liberado ao trânsito de veículos na sexta-feira 6
02/12/2024 às 07:32
Prefeitura do Natal acende Árvore Natalina de Mirassol nesta segunda-feira 2
Além da árvore, o prefeito inaugura a loja Natal Original, também na Praça da Árvore
02/12/2024 às 07:15
Dois foragidos da Justiça são presos em ações da Polícia Militar em Natal
Prisões ocorreram durante patrulhamento em Ponta Negra e Guarapes neste domingo 1º
01/12/2024 às 15:02
Radical Inclusão 2024 promove diversão para crianças neurodivergentes em Natal
vento oferece atividades recreativas e esportes radicais para crianças neurodivergentes e destaca impacto social na comunidade
01/12/2024 às 09:13