BUSCAR
BUSCAR
Contrabando

Operação federal contra venda ilegal de cigarros eletrônicos tem alvos no RN e outros dois estados

Foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão em três estados; produtos apreendidos incluem cigarros contrabandeados e eletrônicos proibidos pela Anvisa
Redação
02/07/2025 | 14:51

A Polícia Federal e a Receita Federal deflagraram, nesta quarta-feira 2, a Operação Vapos para coibir a distribuição e venda ilegal de cigarros eletrônicos, cigarros comuns, cigarros flavorizados e produtos de tabaco contrabandeados nos estados do Rio Grande do Norte, Ceará e São Paulo.

Foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão, sendo nove no RN (Natal, Parnamirim e Pipa), dois no CE (Aracati) e dois em SP (Capital e Guarulhos). As buscas ocorreram em uma rede de lojas que atua nos estados do Nordeste, além de endereços residenciais nos três estados.

Capturar
Mandados foram cumpridos em lojas e residências no RN, CE e SP durante a Operação Vapos, que investiga comércio ilegal de cigarros - Foto: Divulgação

De acordo com a Polícia Federal, os cigarros eletrônicos e os cigarros flavorizados são proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, assim como os cigarros estrangeiros, são frequentemente introduzidos no país por meio de contrabando.

Além dos produtos contrabandeados, foram apreendidos celulares, computadores, documentos contábeis e agendas. Os itens ilegais serão destruídos após os procedimentos fiscais, e os demais bens passarão por análise para prosseguimento das investigações.

A pena para o crime de contrabando pode chegar a cinco anos de reclusão, além de multa. Segundo a PF, esse comércio ilegal representa risco à saúde pública e está associado à prática de outros delitos.

Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal do Rio Grande do Norte. A operação contou com apoio da Polícia Civil do RN e, segundo os órgãos envolvidos, ações semelhantes devem ser intensificadas no estado.

NOTÍCIAS RELACIONADAS