BUSCAR
BUSCAR
Meio ambiente

Contêiner com frutas e óleo encalha em praia de Extremoz após naufrágio no litoral potiguar

População recolheu alimentos na areia, mas Prefeitura alerta para risco de contaminação; Marinha, Ibama e Idema investigam o caso
Redação
18/06/2025 | 19:08

Um contêiner carregado com frutas e galões de óleo encalhou nesta quarta-feira 18, na praia de Barra do Rio, em Extremoz. De acordo com a Prefeitura do município, o material fazia parte da carga de uma embarcação que naufragou no último domingo 15, durante o trajeto entre Recife (PE) e Fernando de Noronha (PE).

O naufrágio ocorreu a cerca de 50 milhas náuticas, aproximadamente 90 quilômetros da costa de Tibau do Sul, no litoral sul do Rio Grande do Norte. Desde então, destroços e parte da carga vêm sendo levados pela maré até outras praias da região.

container de frutas
Carga veio de embarcação que naufragou no domingo (15) e provocou derramamento de óleo na praia de Barra do Rio, em Extremoz. | Foto: Reprodução

A presença das frutas na areia atraiu pescadores e moradores, que recolheram os alimentos. No entanto, o secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Mudanças Climáticas de Extremoz, Jair Damasceno, alertou que os produtos não devem ser consumidos, pois o contato com o óleo pode torná-los tóxicos. A substância derramada contaminou parte da faixa de areia onde o contêiner encalhou.

Siga o canal “Agora RN” no WhatsApp

Além da Prefeitura de Extremoz, equipes da Marinha do Brasil, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema) atuam em conjunto na área.

Um relatório técnico está sendo elaborado para embasar as ações de controle ambiental e definir as medidas necessárias para contenção do óleo e remoção dos materiais transportados pela embarcação naufragada.

NOTÍCIAS RELACIONADAS