BUSCAR
BUSCAR
Eleições 2026

Lula e Flávio participam de missas no Dia de Nossa Senhora Aparecida

Candidatos à Presidência acompanharam celebrações diferentes em Brasília durante o feriado dedicado à padroeira do Brasil
Agora RN
12/10/2026 | 16:57

Os candidatos à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Flávio Bolsonaro (PL) participaram nesta segunda-feira 12 de celebrações pelo Dia de Nossa Senhora Aparecida. Os dois permaneceram em Brasília e foram a missas diferentes durante o feriado dedicado à padroeira do Brasil.

Lula acompanhou uma cerimônia na capela do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência. Flávio participou da missa na Catedral Metropolitana de Brasília. As agendas ocorreram durante o segundo turno da eleição presidencial, marcado para 25 de outubro, e em meio à disputa das campanhas pelo eleitorado católico.

Montagem com fotografias de Lula e Flávio Bolsonaro, candidatos à Presidência em 2026
Lula e Flávio Bolsonaro participaram de missas em Brasília no Dia de Nossa Senhora Aparecida — Foto: Reprodução

Leia mais:

Lula participa de celebração no Palácio da Alvorada

Lula segura imagem de Nossa Senhora Aparecida durante missa no Palácio da Alvorada
Lula participa de missa pelo Dia de Nossa Senhora Aparecida no Palácio da Alvorada — Foto: Ricardo Stuckert/PR

A missa acompanhada por Lula começou por volta das 9h e foi celebrada pelo padre jesuíta Álvaro Pimentel. O presidente estava acompanhado da primeira-dama Janja da Silva, de integrantes do governo e da campanha, além de crianças e representantes de movimentos de moradia.

Entre os presentes estavam a ministra da Cultura, Margareth Menezes; o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira; o coordenador da campanha, Camilo Santana (PT); o ex-ministro Gilberto Carvalho (PT); e o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT).

Depois da cerimônia, Lula defendeu o respeito à liberdade religiosa. Segundo ele, Nossa Senhora Aparecida é ofendida por religiosos que não respeitam a fé dos outros. “Ninguém é obrigado a ser da mesma religião”, declarou.

Nas redes sociais, Lula publicou uma fotografia segurando uma imagem da santa e escreveu que a data representa fé, esperança, amor e cuidado com o próximo. Ele também pediu proteção às famílias e às crianças.

A presença de representantes de movimentos de moradia foi relacionada ao tema da Igreja Católica para este ano. Na conversa com jornalistas, o presidente também citou as contratações do programa Minha Casa Minha Vida e afirmou que os novos conjuntos habitacionais deverão ter bibliotecas.

Flávio vai à Catedral de Brasília

Flávio Bolsonaro acompanha missa de Nossa Senhora Aparecida na Catedral de Brasília
Flávio Bolsonaro acompanha missa pelo Dia de Nossa Senhora Aparecida na Catedral de Brasília — Foto: Reprodução/Instagram/@influenciadoresdobrasil

Flávio Bolsonaro chegou à Catedral de Brasília para a missa das 11h. Evangélico, o candidato afirmou que compareceu a convite e em respeito à fé de milhões de brasileiros. Ele estava acompanhado da mulher, Fernanda Bolsonaro, e do candidato a vice-presidente, Alfredo Gaspar (PL-AL).

Também participaram integrantes da campanha e aliados políticos, entre eles Daniella Marques (PL), a senadora eleita Bia Kicis (PL-DF), o deputado federal eleito Izalci Lucas (PL-DF) e a deputada federal Simone Marquetto (PP-SP). Simone levou uma imagem de Nossa Senhora Aparecida durante a cerimônia. Flávio e os acompanhantes ficaram em uma área reservada na primeira fileira.

Na saída, o senador disse que se sentiu acolhido e afirmou que o futuro do País está “nas mãos de Deus”. Ele também comentou a autorização para voltar a visitar o pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e informou que pretende encontrá-lo nesta terça-feira 13.

Polêmica sobre a padroeira marcou a campanha

As duas agendas ocorreram depois de uma controvérsia eleitoral envolvendo Nossa Senhora Aparecida. Durante o primeiro turno, circularam publicações que atribuíam a Flávio Bolsonaro a intenção de retirar da santa o título de padroeira do Brasil. A informação era falsa, e o candidato negou ter apresentado ou apoiado uma proposta com esse objetivo.

O tema chegou ao Tribunal Superior Eleitoral, que determinou a remoção de conteúdos que apresentavam a alegação como verdadeira. Flávio classificou o episódio como a maior notícia falsa da campanha. Lula, por sua vez, passou a defender publicamente a manutenção do título e o respeito entre as religiões.

Nenhum dos candidatos foi ao Santuário Nacional de Aparecida, no interior de São Paulo. As duas celebrações acompanhadas por eles ocorreram na capital federal.