BUSCAR
BUSCAR
Eleições 2026

Lula diz que Flávio Bolsonaro cortará programas sociais se for eleito

Candidato do PT afirmou nas redes sociais que adversário reduzirá recursos do Pé-de-Meia, Farmácia Popular e Minha Casa, Minha Vida
Agora RN
08/10/2026 | 17:03

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à reeleição, afirmou nesta quinta-feira 8 que Flávio Bolsonaro (PL), seu adversário no segundo turno das eleições presidenciais, cortará recursos de programas sociais caso seja eleito. A declaração foi publicada nas redes sociais durante uma série de vídeos divulgados no Dia do Nordestino.

Lula associou a afirmação à proposta de redução de gastos de R$ 200 bilhões que atribuiu à campanha de Flávio Bolsonaro. Segundo o petista, a medida atingiria programas como o Pé-de-Meia, o Farmácia Popular, o Minha Casa, Minha Vida, a merenda escolar e o Gás do Povo.

Retrato de estúdio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de chapéu de palha, terno azul-marinho e gravata azul, sobre fundo branco
Lula publicou vídeos nas redes sociais nesta quinta-feira 8 durante a campanha para o segundo turno - Foto: Reprodução

O candidato também afirmou que o adversário não concederia reajustes do salário mínimo e das aposentadorias acima da inflação. Flávio Bolsonaro, no entanto, tem negado que pretenda retirar programas sociais ou reduzir esses benefícios.

Em outro vídeo publicado nesta quinta-feira 8, Lula celebrou o Dia do Nordestino e falou sobre sua relação com a região. O presidente nasceu em Caetés, em Pernambuco, e afirmou ter orgulho da origem nordestina.

Durante a homenagem, Lula também citou ações realizadas durante seus governos e agradeceu o apoio recebido no Nordeste. No primeiro turno das eleições de 2026, o candidato do PT teve desempenho superior ao de Flávio Bolsonaro na região.

O segundo turno da eleição presidencial está marcado para 25 de outubro. Flávio Bolsonaro terminou a primeira etapa na primeira colocação, com mais de 56,1 milhões de votos, enquanto Lula recebeu 53,8 milhões.

O Pé-de-Meia, citado por Lula, é um programa federal destinado a incentivar a permanência e a conclusão escolar de estudantes do ensino médio público, com pagamentos vinculados a critérios como matrícula, frequência e conclusão.