BUSCAR
BUSCAR
Decisão

Parto mal sucedido em Parnamirim gera indenização por danos morais

Uma paciente vítima de um parto mal sucedido realizado na Maternidade do Divino amor, em Parnamirim, em 2010, vai ser indenizada, a título de danos morais, com o valor de R$ 40 mil
Redação
28/01/2019 | 11:28

Uma paciente vítima de um parto mal sucedido realizado na Maternidade do Divino amor, em Parnamirim, em 2010, vai ser indenizada, a título de danos morais, com o valor de R$ 40 mil, acrescido de juros e correção monetária. A quantia deverá ser paga pelo Município de Parnamirim, responsável pela unidade de saúde que atendeu a gestante. A determinação é da juíza, Marta Suzi Peixoto Paiva Linard, da 1ª Vara da Fazenda Pública daquela comarca.

Nos autos, a autora informou que moveu ação de indenização por danos morais com o propósito de obter reparação pelos prejuízos advindos de procedimento de parto mal sucedido, realizado em 23 de dezembro de 2010, na Maternidade do Divino amor, em Parnamirim, o qual teria a deixado com sequelas de ordem física e emocional, com as quais vem sofrendo desde o ano de 2010.

TJRN 1

Para a magistrada, no caso dos autos, a documentação anexada demonstra que a autora foi submetida a procedimento de parto levada a efeito por agentes estatais, lotados na Maternidade do Divino Amor, vinculada ao Município de Parnamirim no dia 23 de dezembro de 2010.

De acordo com o documento médico juntado ao processo, assinado por uma médica com especialidade em Ginecologia e Obstetrícia, em consulta realizada em data de 07 de abril de 2014, a paciente apresentou vários problemas de saúde em decorrência do procedimento de parto realizado no dia 23 de dezembro de 2010, na Maternidade do Divino Amor.

Quadro grave

A juíza levou em consideração o relato da médica, que afirmou que: a paciente foi para consulta com ela em 17 de fevereiro de 2014, com quadro ginecológico de dor pélvica e dispareunia importante; Também afetou a continência urinária e fecal; Verificado comprometimento em musculatura de sustentação de períneo e pelve ginecológica, gerando prolapso uterino leve e dor importante em todos os pontos do fundo de saco vaginal.

A ginecologista também informou que, quando verificou prontuário da segunda gestação, detectou uma desproporção céfalo- pélvica importante o que lhe faria realizar cesareana. “Altura uterina de 39 cm (trinta e nove!) em uma gestante de 1,50m de altura e quadril estreito, seria a principal indicação de cesareana. Visto a evolução lenta do trabalho de parto (arrastado e dificultoso) das 14h até 23h quando culminou com parto normal difícil com RN pesando 3570g, o que poderia causar danos irreparáveis ao RN e a mãe, também caberia cesareana”, apontou.

Segundo a magistrada, as provas se revelam suficiente para evidenciar o dano sofrido pela paciente e que foi provocado por agentes do Município de Parnamirim, como também se presta para o fim de demonstrar a existência do nexo de causalidade, na medida em que o documento médico diz que “Esses sintomas foram desencadeados após o último parto normal em 23 de dezembro de 2010 (segundo parto)”.

“Em resumo, restou demonstrada a ocorrência dos elementos necessários à configuração da responsabilidade civil objetiva estatal, surgindo, assim, o dever de indenizar aquele que sofreu o dano”, concluiu.

Polícia Militar evita suicídio no viaduto do Alto de São Manoel em Mossoró/RN
Os policiais foram alertados pelo Copom sobre um indivíduo aparentemente prestes a cometer suicídio, sentado na mureta do viaduto do alto de São Manoel
19/05/2024 às 11:27
Polícia militar captura foragido da justiça em Mossoró/RN
Foi constatado pelos policiais que havia um mandado de prisão em desfavor do suspeito, referente a crimes de homicídio e porte ilegal de arma de fogo
12/05/2024 às 13:26
Wendel Lagartixa é preso após ser pego em abordagem policial com arma ilegal
Ex-PM publicou um vídeo no Instagram, afirmando que seu irmão assumiu a posse da arma, que era ilegal, mas ainda assim, foi detido
11/05/2024 às 11:38
Cacique relata ameaças de morte e Natália aciona ministérios para apurar o caso
Liderança indígena afirmou que dois homens invadiram casa de seu irmão acreditando que cacique morava no local
11/05/2024 às 09:07
Major Ronald ajudou a definir data e local do atentado contra Marielle, diz PGR
Ronald já cumpre pena por quatro homicídios e ocultação de cadáver. Ele foi um dos chefes da milícia na comunidade da Muzema.
11/05/2024 às 08:56
Polícia Civil prende homem em flagrante por descumprimento de medida protetiva em Tibau do Sul
O sujeito estava sob investigação por agressão física contra sua ex-companheira e por abuso sexual contra sua enteada.
07/05/2024 às 09:27
Homem é preso por posse de drogas no Alecrim
A detenção ocorreu na comunidade da Guarita, próxima da estação ferroviária, no bairro do Alecrim
04/05/2024 às 15:41
Quadrilha é presa na cidade de São Tomé em ação conjunta da 9ª CIPM com a PCRN
As equipes policiais dirigiram-se a uma residência que estava sob investigação e efetuaram a prisão de três homens e uma mulher
04/05/2024 às 14:04
Polícia prende suspeito de homicídio em Macaíba cinco anos após o crime
Conforme as investigações, o crime foi resultado de uma disputa entre facções criminosas
27/04/2024 às 10:09
Guarda municipal é acusado de tentar matar colega dentro da viatura
Polícia Civil conclui inquérito sobre incidente em Macau e indica autor para responder por crime; laudo sobre saúde mental é solicitado
13/04/2024 às 17:40
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.