BUSCAR
BUSCAR
Ballet

Roosevelt Pimenta inicia ano letivo com 250 alunos em Natal

Escola, fundada em 1974, mantém formação baseada no método Vaganova e prepara novas experiências formativas
Redação
05/03/2026 | 07:44

A Escola Municipal de Ballet Professor Roosevelt Pimenta iniciou o ano letivo, em Natal, com 250 alunos matriculados e 12 turmas em atividade. A retomada das aulas marcou também a apresentação do planejamento pedagógico para o ano e o início das atividades em sala.

No primeiro dia, pais e estudantes participaram de um momento de acolhimento em que a equipe pedagógica detalhou metas, metodologias e projetos previstos para 2026. Após a apresentação, as turmas iniciaram as aulas práticas de balé clássico.

roosevelt pimenta
Escola prevê a ampliação de projetos pedagógicos, experiências formativas e fortalecimento do ensino do balé - Foto: JOSÉ ALDENIR / AGORA RN / ARQUIVO

Aluna do 4º ano, Júlia Maria Leão Leite afirmou que a volta às aulas foi aguardada com expectativa. “Me sinto muito feliz e entusiasmada com a volta às aulas. Não dá para ficar longe de algo que a gente ama por tanto tempo. Minhas expectativas para este ano são ter mais foco e discernimento na organização da minha rotina e, claro, poder aproveitar ainda mais a dança”, disse.

A professora das turmas de Baby Class e Pré I, Pâmela Almeida, destacou que o início do ciclo letivo representa a continuidade do trabalho pedagógico e o fortalecimento da identidade artística da escola. “Para este ano, estruturamos o planejamento com uma organização pedagógica sólida, sempre respeitando os níveis técnicos e a progressão adequada. Nosso foco é garantir que cada aluno avance com segurança, consciência corporal e qualidade técnica”, explicou.

Segundo a professora, a formação segue baseada no método Vaganova, utilizado internacionalmente no ensino do balé clássico. “O método desenvolve força, coordenação, colocação correta, precisão dos braços, elegância, maturidade artística, disciplina e um entendimento profundo do movimento”, completou.

Para 2026, a escola prevê a ampliação de projetos pedagógicos, novas experiências formativas e ações voltadas ao fortalecimento do ensino do balé clássico. A proposta é consolidar a instituição como referência na formação artística na capital potiguar.

Fundada em março de 1974, a escola — anteriormente chamada Ballet Municipal de Natal — funciona nas dependências da Fundação Cultural Capitania das Artes e mantém vagas abertas à população de Natal. Ao longo das décadas, a instituição participou da formação de bailarinos e da consolidação da dança clássica na cidade.