BUSCAR
BUSCAR
Saúde
Urgência e Emergência de Natal realiza quase 250 mil atendimentos em 2019
Unidades funcionam como porta de entrada e atendem os usuários independentemente do local de residência desde que sejam munícipes de Natal
Redação
10/06/2019 | 11:14

A Rede de Urgência e Emergência de Natal (RUE) é uma rede de atenção ao usuário que tem a finalidade de articular e integrar todos os equipamentos de saúde com o objetivo de ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral aos usuários em situação de urgência/emergência. Natal conta com sete equipamentos que compõem a Rede: Quatro Unidades de Pronto Atendimento (Satélite, Pajuçara, Esperança e Potengi), uma Unidade Mista de Mãe Luiza, o Hospital Municipal de Natal e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Natal (Samu Natal 192).  

As unidades funcionam como porta de entrada e atendem os usuários independentemente do local de residência desde que sejam munícipes de Natal. Todas as unidades atendem dentro da proposta de acolhimento com classificação de risco garantindo resolutividade e organização da assistência. 

No primeiro quadrimestre de 2019, a Rede de Urgência e Emergência de Natal contabilizou 241.818 atendimentos, que significa em média 2.014 atendimentos diários. De acordo com o último relatório quadrimestral realizado pelos núcleos administrativos dos serviços e consolidados pelo Departamento de Atenção Especializada (DAE), a divisão destes mais de duzentos mil atendimentos se dividiu entre os locais de serviços da seguinte forma: 

UPA Potengi: 49.190 

UPA Cidade Satélite: 31.180 

UPA Cidade da Esperança: 61.982 

UPA Pajuçara: 37.701 

Pronto Atendimento de Mãe Luiza: 6.131 

SAMU 192 Natal: 19.289 

Hospital Municipal de Natal: 36.344 

Para a enfermeira Elizandra Trindade, que é Coordenadora da Rede de Urgência do município de Natal, “a maior importância da rede de urgência e emergência do município estar organizada é que nos momentos de urgência que são imprevisíveis se pode contar, enquanto cidadão, com equipes e unidades preparadas para dar suporte às suas necessidades e evitar problemas maiores. E ter uma rede de serviços destas aqui em Natal durante 24h só faz aumentar a esperança na vida das pessoas, porque nosso trabalho é salvar vidas”. 

Av. Hermes da Fonseca, N° 384 - Petrópolis, Natal/RN - CEP: 59020-000
Redação: (84) 3027-1690
[email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.