BUSCAR
BUSCAR
Aparelhamento
Unidades de Saúde de Natal recebem testes rápidos para Covid-19
Secretaria Municipal de Saúde de Natal recebeu 2.081 unidades do teste através do Ministério da Saúde
Redação
24/04/2020 | 13:16

Quatro unidades de saúde da cidade passam a testar de forma rápida, a partir desta segunda-feira (27), a detecção de anticorpos contra o novo coronavírus. Os testes terão público alvo profissionais sintomáticos que trabalham nos serviços de saúde, segurança pública e pessoas com diagnóstico de síndrome gripal que residam no mesmo domicílio desses grupos.

O resultado sai em 15 minutos e a realização tem objetivo de avaliar esse público para que eles possam retomar suas atividades essenciais e também visa uma forma mais precisa de dar continuidade às medidas de isolamento, acompanhamento e intervenção com maior precisão. A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) recebeu 2.081 unidades do teste através do Ministério da Saúde (MS).

“Esses testes são importantes para que a gente possa ter maior controle da situação epidemiológica aqui na cidade. Além de conseguir determinar com mais precisão o quantitativo de pessoas infectadas no município através da notificação, nossas equipes de saúde vão conseguir orientar o que a pessoa deve fazer em caso de desfecho positivo ou negativo para COVID-19”, analisa a médica Laís Crisanto, do Departamento de Atenção Básica (DAB) da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS Natal).

O procedimento para testagem será realizado através de agendamento telefônico e os candidatos ao teste serão encaminhados para a USF Santarém (zona norte), USF Nazaré (zona oeste), Centro de Saúde de Candelária (zona sul) e Policlínica Zeca Passos (zona leste) após o sétimo dia dos sintomas, período necessário para produção de anticorpos detectáveis contra o SARS-CoV-2 atingir sensibilidade de 86% no corpo humano.

Ao identificar síndrome gripal, caracterizada por febre, acompanhada de tosse ou dor de garganta, coriza ou dificuldade respiratória, os profissionais podem entrar em contato através dos telefones 99665-7002 ou 98117-8325 de segunda a sexta, das 8h às 20h. O fluxo de atendimento ainda determina o paciente aguardar 72 horas após o desaparecimento dos sintomas para melhorar a precisão.

Os testes rápidos disponibilizados são do tipo SARS-CoV-2 Antiboty test®️, da fabricante Guangzhou.

Confira as unidades onde serão realizados os testes rápidos:


USF Santarém – Av. Rio Doce,12. Conjunto Santarém;
USF Nazaré – R. Rubens Mariz, 447. N. Sra de Nazaré;
Centro de Saúde de Candelária – R. Nossa Senhora da Candelária, 3402. Candelária;
Policlínica Zeca Passos – Praça Augusto Severo, S/N. Ribeira

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.