BUSCAR
BUSCAR
Mulher
Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza exames de mamografias em Igapó
Mamografias são gratuitas ofertadas pela SMS com demanda aberta para as mulheres entre 50 e 69 anos de idade
Redação
30/07/2019 | 10:06

Visando a detecção precoce do câncer de mama, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Unidade Móvel Savana Galvão do Grupo Reviver, vem realizando mamografias ao longo do ano.  

Pelas próximas duas semanas, a Unidade Móvel está instalada próxima Unidade de Saúde de Igapó, situada na rua São Tiago, 01, região pertencente ao Distrito Norte II.

Dados da SMS registram que foram disponibilizadas de janeiro até o momento, 6.843 exames de mamografias, beneficiando mulheres de todas as regiões da capital potiguar. 

As mamografias são gratuitas ofertadas pela SMS com demanda aberta para as mulheres entre 50 e 69 anos de idade, que poderão fazer o exame pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo necessário apresentar o documento de identificação, CPF e o comprovante de residência, sem a necessidade de pedido médico. Para as mulheres fora dessa faixa etária, será necessário apresentar uma requisição médica. 

“A mamografia é a melhor forma de descobrir o câncer de mama antes que seja detectável pelo exame clínico. Embora o autoexame seja importante, ele não ajuda no diagnóstico precoce da doença”, destacou a coordenadora do Núcleo de Saúde da Mulher, Alessandra Frazão. 

A mamografia é um tipo específico de radiografia das mamas capaz de revelar a existência de sinais precoces do câncer de mama, antes mesmo que as lesões sejam palpáveis. O exame também pode ajudar a verificar a necessidade de tratamentos intensivos para os tumores e na conservação da mama, caso seja necessária uma cirurgia. 

Av. Hermes da Fonseca, N° 384 - Petrópolis, Natal/RN - CEP: 59020-000
Redação: (84) 3027-1690
[email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.