BUSCAR
BUSCAR
Saúde promove monitoramento para prevenção de cólera em Natal
metodologia de coleta utilizada para o monitoramento do Vibrio cholerae (agente etiológico causador da cólera) no ambiente é o Método de Moore
Redação
12/11/2018 | 15:45

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Programa de Vigilância da Qualidade da Água para o Consumo Humano (VIGIAGUA) iniciou, na última sexta-feira, 9, o monitoramento ambiental em determinados pontos de Natal para a prevenção da cólera.

A metodologia de coleta utilizada para o monitoramento do Vibrio cholerae (agente etiológico causador da cólera) no ambiente é o Método de Moore, descrito no Guia Nacional de Coleta e Preservação de Amostras da Agência Nacional de Águas. A técnica consiste em um pedaço de gaze estéril dobrado, chamado de mecha, preso a um fio de arame (ou náilon) que permanece imerso na amostra de esgoto ou de água durante um determinado período.

As amostras foram coletadas nas Estações de Tratamento do Baldo e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Terminal Rodoviário e Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

A cólera é uma doença infecciosa intestinal aguda, transmitida por contaminação fecal-oral direta ou pela ingestão de água ou alimentos contaminados, com manifestações clínicas variadas, desde uma diarreia leve até desidratação intensa.

Cerca de 3,4 milhões de motoristas que não fizeram exame toxicológico começam a ser notificados
O alerta chegará pela Carteira Digital de Trânsito (CDT). O último prazo para realização do teste é dia 30 de abril
17/04/2024 às 17:53
Aneel aprova aumento da tarifa de energia elétrica no RN
O reajuste tarifário será de 8,14% e impactará cerca de 1,58 milhão de residências atendidas pela Neoenergia Cosern
17/04/2024 às 14:35
RN atinge 70% do volume de chuvas em abril em 15 dias
Segundo mês da quadra chuvosa registra 70% da média esperada, com previsão de continuidade
16/04/2024 às 15:19
Enem 2024: período para pedir isenção da taxa começa nesta segunda
O prazo de pedidos de isenção do Enem 2024 se estende até 26 de abril e também vale para as justificativas de ausência na edição de 2023
14/04/2024 às 17:10
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.