BUSCAR
BUSCAR
Saúde promove monitoramento para prevenção de cólera em Natal
metodologia de coleta utilizada para o monitoramento do Vibrio cholerae (agente etiológico causador da cólera) no ambiente é o Método de Moore
Redação
12/11/2018 | 15:45

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Programa de Vigilância da Qualidade da Água para o Consumo Humano (VIGIAGUA) iniciou, na última sexta-feira, 9, o monitoramento ambiental em determinados pontos de Natal para a prevenção da cólera.

A metodologia de coleta utilizada para o monitoramento do Vibrio cholerae (agente etiológico causador da cólera) no ambiente é o Método de Moore, descrito no Guia Nacional de Coleta e Preservação de Amostras da Agência Nacional de Águas. A técnica consiste em um pedaço de gaze estéril dobrado, chamado de mecha, preso a um fio de arame (ou náilon) que permanece imerso na amostra de esgoto ou de água durante um determinado período.

As amostras foram coletadas nas Estações de Tratamento do Baldo e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Terminal Rodoviário e Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

A cólera é uma doença infecciosa intestinal aguda, transmitida por contaminação fecal-oral direta ou pela ingestão de água ou alimentos contaminados, com manifestações clínicas variadas, desde uma diarreia leve até desidratação intensa.

Sede: Rua dos Caicós, 2305-D, Nossa Sra. de Nazaré. Natal/RN | CEP: 59060-700
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.