26/12/2016 | 10:42
O ano de 2016 foi de consolidação para o Instituto Metrópole Digital (IMD) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mais do que isso, foi uma temporada para celebrar as conquistas até agora e planejar a instalação do futuro Parque Tecnológico da capital potiguar. Entre os motivos a celebrar, destaque para a inclusão de quase 360 escolas públicas da Região Metropolitana de Natal na Rede Giga Metrópole, conexão à internet de alta velocidade oferecida pelo IMD.
A informação é do ex-reitor da UFRN e atual diretor do IMD, professor Ivonildo Rego (assista ao vídeo). Ao todo são 450 quilômetros de fibra óptica, que permitem a chegada do mundo digital aos alunos. A iniciativa, além de contribuir para a melhoria do aprendizado e a inclusão digital dos estudantes, também contribui de forma decisiva para uma melhor qualidade no ensino, isso sem contar nas facilidades que podem trazer para os professores e diretores das escolas.
Para Ivonildo, “o planejamento feito para o IMD está correspondendo às expectativas que a sociedade tem do Metrópole”. O Instituto possui atualmente um curso técnico consolidado, com 2,2 mil alunos; um curso de graduação que oferta 300 vagas anualmente pelo ENEM; e uma Pós-graduação em total crescimento. Em 2016, foram criados o mestrado e o doutorado em bioinformática, o primeiro da região Norte e Nordeste. Além disso, neste fim de ano, a UFRN já foi autorizada a criar o mestrado na área de inovações tecnológicas na área de Educação, destinado a professores da rede básica.
Ivonildo destaca ainda o sucesso do programa Talento Metrópole e da Incubadora Inova Metrópole. O primeiro completa dois anos e é destinado a adolescentes superdotados, “que recebem total acompanhamento especializado para poderem desenvolver seu potencial da melhor forma possível”. Já a Incubadora reúne 43 empreendimentos. Ao longo do ano, 5 empresas foram graduadas e colocadas no mercado, gerando emprego e renda em uma das áreas que mais crescem no mundo.
Criado em 2009, através de projeto de autoria do deputado federal Rogério Marinho (PSDB) e institucionalizado pela UFRN em 2011, o Instituto Metrópole Digital transformou-se em polo de tecnologia, inovação e inclusão digital, buscando sempre incentivar a cultura do empreendedorismo.
Confira abaixo o primeiro trecho da entrevista concedida por Ivonildo Rego, onde o ex-reitor faz um balanço sobre o Metrópole Digital ao longo do ano de 2016.