BUSCAR
BUSCAR
Serviço
Projeto de Unidade de Saúde de Ponta Negra atende população na orla
intenção de projeto é oferecer serviços de saúde aos trabalhadores e trabalhadoras da praia que não tem tempo de ir à Unidade de Saúde, em especial os que moram mais afastados
Redação
25/05/2018 | 10:14

Com uma grande procura de frequentadores da orla e turistas, o Projeto Saúde na Praia, da Unidade de Saúde de Ponta Negra, que tem parceria com a UFRN, iniciou nessa quinta-feira, 24, no calçadão da orla, a sua 4ª edição, desta vez homenageado o Mês das Mães, focando na prevenção de abuso e exploração de crianças e adolescentes.

“Quando o SUS Encontra o Mar”, abriu as ações logo cedo, onde os frequentadores se envolveram em uma atividade de alongamento acompanhado por um educador físico, seguido de Cirandas Matinais com a professora Isis de Castro da UFRN, com o intuito de promover relaxamento e descontração.

De acordo com a enfermeira da USF de Ponta Negra, Meine Alcântara, a intenção é oferecer serviços de saúde aos trabalhadores e trabalhadoras da praia que não tem tempo de ir a Unidade de Saúde, em especial os que moram na Vila de Ponta Negra. “Nesse projeto estamos acolhendo e utilizando os princípios do SUS, como acessibilidade, universalidade, intersetorialidade, interdisciplinaridade. É o SUS que acredito”.

As atividades contaram com vacinação contra a Influenza para os grupos prioritários, hepatite B e tétano; verificação de pressão arterial; teste de glicemia capilar, hepatite B e C; testes rápidos de HIV/Sífilis; orientações sobre prevenção de câncer de boca e de pele; distribuição de preservativos e de material educativo; oferta de hipoclorito de sódio para higienização de frutas e verduras.

O aposentado Manoel Alves Filho, de 89 anos, elogiou o trabalho desenvolvido. “Gostei muito, estou satisfeito com o trabalho das meninas da Saúde. Tomei a vacina da gripe e fiz os testes rápidos. O atendimento foi nota 10”.

Já o turista Elinor Cipriani, do estado de Santa Catarina, considerou importante a oferta dos serviços na praia. “Fiz o teste de glicemia e verifiquei a pressão arterial. Achei muito bom, necessário e prático”.

“Ofertamos ações de promoção e prevenção, como também encaminhamentos a outros níveis de assistência se detectado algum risco para o usuário, tais como elevação de pressão arterial, aumento da taxa glicêmica, resultados positivos nos testes rápidos”, destacou Meine.

O Saúde na Praia retorna nesta sexta-feira, 25, levando as mesmas atividades de prevenção às doenças e promoção à saúde, no horário das 8h às 13h.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.